Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ASAE apreende lasanhas com carne de cavalo à venda no Pingo Doce



Não gosta de "comer gato por lebre" (ser enganado)? Então, leia esta notícia! Talvez descubra que tenha comido CAVALO POR BOI...




Nove países estão a analisar os produtos 
 

"Estavam à venda em em supermercados Pingo Doce lasanhas, da marca Euroshopper, que continham carne de cavalo contaminada com analgésico proibido. Os produtos já foram retirados do mercado. 

A Autoridade de Segurança Alimetar e Económica (ASAE) anunciou, esta quinta-feira, que apreendeu 12.410 embalagens de refeições congeladas, rotuladas com a marca Euroshopper, depois de ter recebido uma notificação na sexta-feira passada do Sistema Comunitário de Alerta Rápido para Alimentação. O JN apurou que os produtos suspeitos estavam à venda na cadeia Pingo Doce.

As refeições, distribuídos em nove países, estão a ser submetidos a análises, cujos resultados definitivos ainda são desconhecidos. Segundo a ASAE, "não é ainda possível confirmar a existência de risco do consumo desse produto para a saúde dos consumidores". As lasanhas contêm carne de cavalo, produzida no Luxemburgo, com matéria-prima proveniente da Roménia e distribuída em vários mercados. 

Além desta situação, que representa uma potencial ameaça à saúde pública, a ASAE apreendeu, devido a infração económica relacionada com irregularidades de rotulagem, "40.691 kg de preparados de carne e produtos à base de carne numa indústria de transformação e 5666 embalagens de preparados de carne e produtos à base de carne em estabelecimentos de retalho". 

De um total de 50 análises realizadas, a ASAE instaurou três processos-crime por fraude económica, e contraordenações por irregularidades de rotulagem. As investigações prosseguem."
 
Publicado em  21 de Fevereiro de 2013

Helena Norte ("Jornal de Notícias")

Fonte: www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=3066789 



No mundo dos negócios, as pessoas só sabem servir um único Deus - O DINHEIRO!!! É incrível o que se faz por dinheiro neste mundo... Eu não como carne, mas sou cliente deste supermercado e não pude deixar de ficar INDIGNADA com esta notícia! Nem quero imaginar como é que eu estaria a sentir-me agora, se ainda comesse carne e descobrisse que tinha comido carne de cavalo (sem saber) em vez de carne de vaca... "Gostei muito" também do pormenor do ANALGÉSICO PROIBIDO... Em QUEM é que os consumidores poderão confiar actualmente???

Notícias como esta, deixam-nos a pensar... Não será que os consumidores deverão passar a ser mais interventivos? Não estará na hora de os clientes apresentarem queixas no Livro de Reclamações ou manifestarem a sua indignação no próprio site das empresas, quando estas enganam os seus clientes??? Se MUITAS PESSOAS fizessem isso, talvez os serviços de controle de qualidade passassem a funcionar e as empresas descobrissem que não lhes compensava ENGANAR os seus clientes...

O que mais me revolta neste tipo de situações é que (para não variar) só são feitas FISCALIZAÇÕES quando já rebentou um escândalo qualquer nalgum país da UE...


Em Janeiro de 2013 surgiu esta notícia:

Carne de cavalo é descoberta em hambúrgueres bovinos e causa repulsa nos consumidores

"O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo

O que muita gente não sabe é que o Brasil é um dos maiores nomes mundiais em mortes de cavalos para consumo. Há mais de 50 anos, uma empresa localizada em Araguari, Minas Gerais, compra cavalos que não servem mais para o trabalho forçado, mata e vende os corpos em pedaços, principalmente para o mercado Europeu.

Ironicamente, o nome da empresa é “Frigoífico Prosperidad”. O matadouro mantém uma marca de carnes de cavalo chamada “Fava” e tem parcerias sólidas com a prefeitura da cidade de Araguari, município que fica a 671 km de Belo Horizonte e tem pouco mais de 100 mil habitantes."

VER tudo em: http://vista-se.com.br/redesocial/carne-de-cavalo-e-descoberta-em-hamburgueres-bovinos-e-causa-repulsa-nos-consumidores/


Em Fevereiro de 2013 sugiu esta notícia:

Carne de cavalo encontrada em lasanhas gera crise na Europa e choca consumidores

"Fiscais ingleses encontram lasanhas de carne bovina congeladas com até 100% de carne de cavalo."

VER tudo em: http://vista-se.com.br/redesocial/carne-de-cavalo-encontrada-em-lasanhas-gera-crise-na-europa-e-choca-consumidores/


E SÓ AGORA, é que em Portugal surge esta "maravilhosa" notícia!!!


E é só repararmos bem na página da notícia que postei acima que não faltam links de notícias relacionadas, que nos mostram como nós CONSUMIDORES portugueses "PODEMOS" confiar nas empresas e autoridades que DEVERIAM fazer controle de qualidade, assim como nas entidades que DEVERIAM fazer ACÇÕES DE FISCALIZAÇÃO...

- Governo aconselha a mandar picar carne no ato da compra
- ASAE apreendeu mais 45 mil quilos de carne suspeita
- ASAE garante que mantém "vigilância muito apertada" ao setor das carnes
- Deco desaconselha consumo de carne picada vendida a granel
- Cem quilos de carne de cavalo etiquetados como vaca na Roménia


Resta a questão... Se não fosse este escândalo ter rebentado no Reino Unido, ATÉ QUANDO é que em Portugal os consumidores iriam COMER CAVALO POR BOI, por desconhecimento da verdade???


Sem comentários:

Enviar um comentário