Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

quinta-feira, 14 de março de 2013

PARA LER!! Aos que protegem os animais: associações, particulares, anónimos e muitos outros







NUNCA DÊ UM ANIMAL EM ADOPÇÃO (OU EM FAT) PARA LONGE


"Os protectores de animais fazem coisas maravilhosas: se vêem um animal na rua em sofrimento, fazem tudo para socorrê-lo, levando-o de imediato a um veterinário, procurando tratar ferimentos, traumatismos ou a causa do mal-estar, e para isso arcam com a responsabilidade de despesas de internamento, exames de diagnóstico, tratamentos, etc.

Depois, fazem todos os esforços para acolher o animal em recuperação, ou encontrar quem possa fazê-lo, e prodigam os tratamentos necessários, ao mesmo tempo que continuam com a sua vida profissional e familiar. É simultaneamente um enorme investimento afectivo, monetário e de tempo

Numa terceira fase, e se não lhes é possível ficar eles próprios com os animais salvos, procuram uma nova família para eles, alguém que dê continuidade à recuperação começada e que se comprometa a acolher, proteger e amar esse animal para toda a vida.

E aqui é que está o busílis. Sobretudo agora, na época dos blogues e Facebook, há pessoas bem-intencionadas que se enternecem com uma foto ou um apelo em favor do animal, e oferecem-se para adoptá-lo, mesmo que vivam no extremo oposto do país. E até há “companhias de boleias” que, cheias de boa vontade, se encarregam de transportar o animal do Minho até ao Algarve, se for preciso, sem que os protectores tenham alguma vez conhecido os adoptantes em pessoa, conversado com eles, visto o ambiente do futuro lar e a boa disposição da família para com um novo animal fragilizado.

Por isso, fico de cabelos em pé quando nos apelos a adopção vejo frases como “os animais serão entregues em qualquer parte do país”. Como é que alguém que deu tanto da sua afectividade, do seu tempo e do seu dinheiro para salvar um animal coloca sequer a hipótese de deixar de saber dele nos tempos mais próximos? Mesmo se o animal foi entregue pelo protector pessoalmente em casa do adoptante, parece-me necessário salvaguardar que alguma coisa corra mal na vida deste último e que ele precise da ajuda do protector, ou até eventualmente seja necessário devolver o animal à origem. Se o animal for do Alentejo e tiver ido para o norte, isso simplesmente não será possível.

Aconselho vivamente que os protectores conservem os Termos de Responsabilidade e façam um telefonema de vez em quando (os mails são bons, mas muita coisa se pode depreender do tom de voz ao telefone) durante pelo menos 3 anos, aconselho-os também a darem os seus protegidos dentro do concelho em que vivem, para que possam resgatar os animais, em caso de necessidade, a bem ou a mal. Esta distância é também uma segurança para os adoptantes, para que não hesitem em pedir auxílio.

Cada animal que resgatamos e cuidamos torna-se único, como a rosa do Principezinho de Saint-Exupéry. Amamo-lo porque lutámos por ele e a nossa responsabilidade não acaba no dia em que é adoptado.

Isto parece-vos muito exigente??? Pensem só que não vale a pena dar a mão a um animal, se for para apenas adiar o seu fim proximamente."

Uma protectora


Eu tive a felicidade de receber este texto (juntamente com a imagem) por email e não pude deixar de partilhá-lo, pois o mesmo merece toda a nossa ATENÇÃO e DIVULGAÇÃO! Não sei quem é a autora (identifica-se como "uma protectora"), mas gostaria de dar-lhe os meus sinceros PARABÉNS, pelo que escreveu, pois nas suas palavras reconheço VERDADEIRO AMOR AOS ANIMAIS, RESPONSABILIDADE e BOM SENSO!

4 comentários:

  1. RAZÕES,RAZÕES E MAIS RAZÕES SURUCUÁ,A PROTETORA ESTÁ CERTA,CERTÍSSIMA E COM RAZÕES DE SOBRA.
    JA VI ESSE TIPO DE OCORRÊNCIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ira, infelizmente há sempre pessoas mal intencionadas, cheias de "boas intenções"... Como diz o povo... "De boas intenções o inferno está cheio!" :(

      Eliminar
  2. Repleta de razão infelizmente.Vou divulgar, não podemos e não devemos nunca desanimar. Parabéns pelo Blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Diana L. Ramos! :)

      Seja muito bem-vinda a este blog!

      Um abraço!

      Eliminar