Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nuestras ARMAS son la EDUCACIÓN y la INFORMACION






A EDUCAÇÃO é tudo aquilo em que deveremos INVESTIR para formarmos seres verdadeiramente HUMANOS, SAUDÁVEIS e ÍNTEGROS.

Não sei se os directores, os professores e os funcionários das escolas têm verdadeira consciência da sua missão, enquanto EDUCADORES da sociedade, mas essa é realmente uma NOBRE tarefa, que deve ser abraçada com todo o EMPENHO e CONSCIÊNCIA, pois as crianças de hoje, serão os ADULTOS DE AMANHÃ... Só uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE poderá formar CIDADÃOS DE QUALIDADE!

As ESCOLAS DEVERIAM SER os maiores e mais eficazes ESPAÇOS de SENSIBILIZAÇÃO, de DEBATE e de INTERVENÇÃO! Mas... Será que TODAS as pessoas que trabalham no MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO e nas ESCOLAS estarão preparadas para exercerem a sua verdadeira função de EDUCADORES DE QUALIDADE ou será que uma MAIORIA ainda irá querer continuar a limitar-se a fazer o MÍNIMO que lhe é exigido para ganhar o seu salário no final do mês???

Higiene e Saúde; direitos e deveres do consumidor; respeito pela diferença; civismo; educação sexual; ecologia; direitos humanos; direitos dos animais; solidariedade e voluntariado, participação política, entre outros, são temas que deveriam chegar até ao cidadão, através das ESCOLAS, desde o ensino Pré-Escolar, até ao Ensino Superior.

É o DEVER das escolas promover o DEBATE destes temas, TRABALHÁ-LOS e estimular os alunos a participarem em CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO e ACÇÕES DE INTERVENÇÃO sobre os mesmos, recorrendo a todos os meios tecnológicos / pedagógicos possíveis para o efeito.

Quando digo TRABALHAR estes temas, estou referir-me por exemplo à:

- realização de debates, colóquios, conferências sobre estes temas, dentro das instalações da escola, abertos ao público;

- utilização destes assuntos como tema para trabalhos escolares, sejam eles individuais ou de grupo (composições, trabalhos manuais, trabalhos de desenho, etc);

- organização de exposições dentro das escolas, com estes temas, abertas ao público, através das quais são expostos os trabalhos dos alunos;

- organização de visitas de estudo relacionadas com estes temas;

- realização de sessões de apresentação de vídeos, filmes ou slides, relacionados com estes temas e abertas ao publico.

O objectivo com este tipo de acções é colocar os alunos, os pais dos alunos, os funcionários, os membros do conselho executivo, o ministério da educação, os professores, as associações, as instituições e o público em geral INTERAGINDO,  com um objectivo em comum - cada um procurar INSTRUIR e INSTRUIR-SE, exercitando-se ao mesmo tempo, a COMUNICAÇÃO, a CRIATIVIDADE, a DETERMINAÇÃO, a RESPONSABILIDADE, a ALEGRIA e a PARTICIPAÇÃO na comunidade!

TODOS nós, sem excepção temos algo para ENSINAR e algo para APRENDER (que espera por nós)...

Pensemos nisso!

Sem comentários:

Enviar um comentário