Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mulher cria cadeira de rodas artesanal para cães que não podem mais andar





"Ao ver o drama de uma cachorrinha que perdera o movimento das patas após um acidente, a biomédica Renata Couto começou a pesquisar e passou a se dedicar a desenvolver um objeto para mudar a vida de cães que não podem mais andar. Com a ajuda do marido, ela inventou uma cadeira de rodas artesanal e hoje distribui sua invenção para o Brasil inteiro sem cobrar nada, apenas pela satisfação de devolver a alegria aos animais."


Aconselho também a leitura de outro post deste blog:

Como fazer cadeirinha de rodas para cães passo a passo
http://euprocuroeuencontro.blogspot.pt/2014/01/como-fazer-cadeirinha-de-rodas-para.html


Vamos COMPARTILHAR este vídeo, pois o mesmo poderá ajudar muitos HUMANOS a devolverem QUALIDADE DE VIDA a muitos cães EM SOFRIMENTO! Talvez até, estejamos evitando muitos ABANDONOS e EUTANÁSIA... 

Obrigada!  :)

domingo, 26 de janeiro de 2014

Como fazer cadeirinha de rodas para cães passo a passo





"Como fazer uma cadeirinha de rodas para seu cãozinho,este video foi feito por mim e é dedicado a todos os donos e seus amiguinhos que assim como eu e meu bidu por uma fatalidade passamos por momentos difíceis e foi em um deses momentos em que eu decidi buscar informação e fazer a cadeirinha. galera ai esta o passo a passo,discriminando os materiais necessários, e dicas. vale lembrar que as medidas são muito importantes então por isso vou postar um link que ensina e tirar as medidas certinhas do seu cão ou gato. (link ja revisado) este modelo ainda esta em teste e esta sujeito a novas adaptações."

Luiz Barbosa

  






Bidu fazendo o teste drive na cadeirinha montada no video acima...







Aconselho também a leitura de outro post deste blog:

Mulher cria cadeira de rodas artesanal para cães que não podem mais andar
http://euprocuroeuencontro.blogspot.pt/2014/01/brasil-mulher-cria-cadeira-de-rodas.html


PF vamos COMPARTILHAR este PAP em vídeo, pois o mesmo poderá ajudar muitos HUMANOS a devolverem QUALIDADE DE VIDA a muitos cães EM SOFRIMENTO! Talvez até, estejamos evitando muitos ABANDONOS e EUTANÁSIA... 

Obrigada!  :)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Alguém sabe COMO AJUDAR cães com artrose?


"Olá minha cachorra esta com artrose e não anda mais, as injeções não estão mais funcionando, alguém sabe de algum remédio que eu possa dar para ajuda-la, não quero sacrificar pois ela esta muito alegre mesmo com essa doença; ontem minha mãe deu banho nela pra ver se água morna ajuda nas dores...me ajudem...."

Rejaine Brito

Publicado em "Eu Respeito os Animais... e Vc? (Animais)", em 22 de Jan 2014

Fonte: https://plus.google.com/u/0/102141683207717238761/posts/PtKQz1GLT9z 



Se não sabe como ajudar, PF não deixe de ajudar, COMPARTILHANDO este post! Obrigada! :)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Alentejo, tempo para ser feliz



"Tempo" leva-nos a conhecer o Alentejo-Portugal... :)






""Alentejo, tempo para ser feliz", o spot mostra, em cerca de seis minutos, as emoções que os turistas podem viver no Alentejo, através dos protagonistas de uma aventura que tem como ponto de partida a busca da felicidade. O filme foi produzido pela Flavour Productions, tem direcção de fotografia e realização de Eduardo Sousa e co-realização de Tito Costa, e banda sonora de Nuno Maló, é protagonizado por Ela Clark e conta com a participação de muitos habitantes do Alentejo."

Fonte: visitalentejo

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

URGENTE: ADOPÇÃO RESPONSÁVEL PARA O MAX.....Um cachorrinho que os donos queriam EUTANASIAR!! PEÇO A MÁXIMA PARTILHA DESTE APELO....



Recebi este apelo por email, para o qual peço a vossa maior atenção e DIVULGAÇÃO...  :)


ADOPÇÃO MUITO RESPONSÁVEL DO... MAX






"O MAX é um cachorrinho muito simpático cujos donos de uma quinta no Douro pretendiam mandar eutanasiar devido a um problema de pele – dermatites recorrentes, perfeitamente curáveis e nada contagiosas, mas para não terem trabalho em ministrar-lhe a medicação deixaram alastrar ficando no estado lamentável  que as fotos demonstram!

Para além disso e sendo a prioridade o tratamento das feridas que vinham em “carne viva” e que lhe davam muito sofrimento, ninguém se lembrou de lhe tirar fotos à chegada da Clinica Veterinária, para se ver o estado pastoso e nojento em que estava o pelo!! Gente “ocupada” é no que dá!!!

As feridas estão a cicatrizar muito bem, as crostas já saíram e o pelo vai crescendo lentamente, ao restante está escovado, fofo e bonito; come muito bem ração e porta-se muito bem!! TUDO ISTO RAZÕES MAIS QUE SOBRA PARA NÃO MANDAREM ABATER UM ANIMAL QUE FOI PARA CASA DESTA GENTE, COM POUCO DIAS DE VIDA!!

A Clinica REGUAVET, na Régua (está disponível para qualquer informação através do nº 254313918), recusou-se a eutanásia-lo pelo que assumiu a totalidade dos tratamentos e da sua recuperação estando agora possível a sua adopção.

Sendo assim, procura-se um dono muito responsável a onde o MAX não seja negligenciado, nem ignorado na própria casa!"






"Características:

Idade: 1 ano e 3 meses 

Porte: médio/ grande – tem 27 kgs

Está castrado, desparasitado interna e externamente, goza de perfeita saúde e vai ser vacinado.

Muito meigo, adora brincar, adora pessoas, muito ativo.

Anda muito bem de trela (até brinca com “ela”), é muito fácil passeá-lo.

Nos poucos dias que está na clínica já aprendeu as regras básicas, tais como: senta, dá a pata, anda, pega…

Por ser novinho e gostar muito de brincar e correr o ideal será a futura casa dele ter espaço exterior: jardim, terraço grande, terreno.

O MAX está na Régua, mas se vive longe e não pode vir buscá-lo, pergunte quais as soluções que propomos para o fazer chegar até si!

Antes de adoptar, veja se realmente tem condições para ter um animal. Pense nas férias e se é permitido nas habitações. É importante saber também se as crianças têm alergias, para os animais depois não serem devolvidos, pois eles sofrem com isto... A crise não é desculpa para o abandono. Pessoas de bem não tem esta atitude!
 


Condições:

A família interessadas em adoptar o MAX têm que assinar um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se a prestar-lhes cuidados médico-veterinários, alimentação adequada e integração absoluta no seio familiar durante toda a sua longa vida.
Não entregamos animais para viverem acorrentados ou presos em varandas, os nossos animais são EXCLUSIVAMENTE para a companhia de boas pessoas."

 
Contacto:

Angelina Gomes Correia – telef. 936061166
 

angelinagomescorreia@gmail.com































segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ATENÇÃO: ENCONTROU-SE GATO PRETO, OLHOS VERDES, COM COLEIRA !


Recebi este apelo hoje, por email...

"Na zona da Costa Cabral, perto da Igreja da Areosa-Porto-, encontrou-se um gatinho preto, de olhos verdes, grande e lindo, com uma coleira de plástico fina, cor preta com tons de azul e rosa (bolinhas), Tem um guizo.
É muito meiguinho, chora muito muito!!!...
Está comigo, no meu terraço, há já um tempo (pensei que fosse da zona e só agora me apercebi que anda perdido!).

Por favor, ajudem-me a partilhar. O gatinho é extremamente meiguinho, não está habituado a estar na rua e chora imenso!

Cristina Duarte
(contacto: 91 483 27 53)"



sábado, 11 de janeiro de 2014

Entrevista exclusiva à já famosa açoriana do Factor X, Mariana Rocha


"A jovem açoriana Mariana Rocha, de 16 anos, deslumbrou com a sua voz e personalidade o público e júri do programa nacional que está a ser transmitido na SIC, o Factor X."



 Foto: Factor X | Texto/Entrevista-Laura Pinheiro/Açores 9


"Mariana Rocha nasceu a 17 de Dezembro de 1996 em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Desde muito nova que começou a estudar música, nomeadamente, violino, mas ao longo dos anos foi adquirindo novos conhecimentos musicais, estando atualmente a tocar, para além do violino, guitarra e piano. Frequenta o 11º ano de escolaridade do curso de Formação Musical, ao que corresponde o 7º grau do Conservatório Regional de Ponta Delgada. Mudou de curso este ano, pois antes frequentava o curso de instrumento (violino), para o curso de Formação Musical, e mudou para  ter uma melhor formação a nível vocal. Em 2007 ganhou o primeiro lugar no Concurso de Talentos da Escola Básica e Secundária Antero de Quental. É vocalista na banda “Nova Geração” da Lagoa, desde há três anos.

A Mariana tem o seu próprio canal no Youtube (http://www.youtube.com/user/MaryRockVideos/videos), onde tem os seus vídeos, com covers. Na rede social Facebook, tem a sua página de fãs (https://www.facebook.com/MarianaFactorX?fref=ts) e a sua página oficial (https://www.facebook.com/rochamariana.oficial?fref=ts).

A já ‘famosa’ açoriana  deixou o público do Factor X a aplaudir de pé e fez com que um membro do júri lhe atribuísse um comentário extraordinário: “Tu és um diamante!”

Açores 9 (A9) – Quando é que começou o seu interesse pela música? Mariana Rocha (MR) - “O meu interesse pela música começou desde muito cedo porque o meu pai era músico e ele influenciou-me um bocado, e depois entrei para o conservatório com seis anos e comecei a tocar violino e depois, a partir daí, tenho vindo sempre a evoluir e a aprender novas coisas sobre a música.

A9 – Quais são os seus objetivos enquanto artista?
MR - Espero um dia, enquanto artista, poder gravar um CD, poder lançar as minhas músicas, porque as pessoas gostam das minhas músicas e gostam daquilo que eu faço e poder criar músicas e criar um espetáculo.

A9 – Acha que a sua presença no Factor X vai projetar a sua carreira no futuro?
MR - Eu acho que o Factor X foi muito bom porque foi uma porta aberta, foi uma maneira de me lançar em Portugal, porque agora as pessoas sabem quem eu sou, falam no meu nome, sou importante e acho que agora eu tenho que continuar e tenho que trabalhar de modo a que continue sempre para a frente, porque o Factor X um dia vai acabar e eu tenho que continuar sempre para a frente e acho que sim, foi uma grande ajuda.

A9 – O que acha do facto de estar tão ‘famosa’ nas redes sociais?
MR - Eu acho que é muito bom estar famosa nas redes sociais, pois foi uma maneira das pessoas porem ‘gosto’ na minha página. Cheguei a ter nove mil e tal gostos na minha página de fãs, não estava à espera e isso é muito bom. E acho que é importante, porque as pessoas o que mais usam são as redes sociais, pesquisam coisas na internet, e acho que é bom estarem a falar de mim, do meu trabalho e estarem a falar bem. Embora, também haja pessoas que comentem negativamente, mas isso também faz parte. Mas é muito bom o facto de eu estar famosa nas redes sociais.

A9 – Qual é verdadeiramente o seu sonho?
MR - É poder ter uma boa carreira e estar em palco, partilhar a minha música e a minha voz e aquilo de que eu gosto e eu faço com o público, porque acho que é isso que o artista tem que fazer, criar e partilhar as suas criações com o público, que é o mais importante. É ter, também, aquela relação de proximidade com o público.

A9- Acha que os Açores a beneficiam enquanto artista? Acha que terá que sair de Portugal para alcançar o seu sonho?
MR - Eu acho que neste programa beneficiou-me muito ser dos Açores, porque eu cheguei lá e comecei a falar e tinha um sotaque estranho e engraçado e eles acharam muita piada e acho que isso ajudou-me muito, porque eles acharam engraçado o facto de eu ter vindo de tão longe de propósito só para participar no programa e acho que sim, também é uma boa maneira de promover a minha terra e acho que também é bom mostrar que aqui não é só ‘vaquinhas’, que aqui também há pessoas com muito talento e também há pessoas que gostam muito de música e que sabem fazer aquilo que realmente sabem, que é música, porque há muita gente talentosa aqui, ao nível da música e não só, embora gostasse de um dia, mais tarde, poder ir estudar para fora mas acho que estar aqui ajudou-me, porque embora muitas pessoas que não sejam da minha ilha, são dos Açores e ao verem-me no programa vão apoiar-me."

24 de Out de 2013



Mariana Rocha: "Na rua, dizem-me que canto bem"



A jovem açoriana tem 16 anos
Fotografia de Joaquim Gromicho / FremantleMedia


"A sua prestação nas audições do concurso da SIC é das mais comentadas nas redes sociais. Hoje, os espectadores ficam a saber se a açoriana de 16 anos chega a finalista do programa.


"Vou cantar sempre, nem que seja para as paredes do meu quarto". Foi com esta certeza que Mariana Rocha surgiu nas audições de Factor X e conquistou os jurados Paulo Junqueiro, Paulo Ventura e Sónia Tavares. Tida pelos espectadores como uma das possíveis finalistas do programa de caça-talentos, é este domingo à noite que se sabe se a jovem nascida em Ponta Delgada inclui o lote de 15 finalistas do programa da SIC.

Ao nosso jornal, Mariana espera ter o retorno do investimento feito pelo pai, que pagou 1200 euros para que a filha pudesse vir a Lisboa tentar a sua sorte. Por enquanto, vai-se deliciando com o reconhecimento público, especialmente o que lhe chega da ilha de São Miguel. "Dizem-me que canto bem. Na rua perguntam-me se sou a menina do Factor X. No outro dia uma senhora até quis dar-me um abraço. Eu dei e agradeci", recorda, assegurando que o programa não tem prejudicado os estudos. "Tenho andando entre cá e lá para não interromper as aulas. Faltei uns dois dias, nada mais", sublinha."

24 de Nov de 2013

Ana Filipe Silveira (Diário de Notícias)

Fonte:  http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3550902

Mariana Rocha no programa "Noites dos Sentidos" (RTP Açores)







Mariana Rocha como convidada do programa "Noite do Sentidos" de 12 de MAIO DE 2013, do canal RTP Açores, foi entrevistada por Vasco Peres e cantou as músicas: "Turning Tables" de Adele e "Diamonds" de Rihanna.



Mariana Rocha e o grupo "Helis & Ela" estiveram em entrevista no Programa "Querida Júlia"







Mariana Rocha no Programa "FACTOR X PORTUGAL"


Mariana Rocha, tem 16 anos, é de Ponta Delgada (S. Miguel)-Açores...



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Audição PMG 3







"Stronger Than Me" de Amy Winehouse



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 1




"Irreplaceable" de Beyoncé



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 2




"Turnig Tables" de Adele



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 3




"Locked Out Of Heaven" de Bruno Mars



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 4




"Rudolph The Red-Nosed Reindeer"



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 5




"Poker Face" de Lady GaGa



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Gala 6




"Wrecking Ball " de Miley Cyrus



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Bootcamp PGM 7




"Who's Lovin You" de Jackson 5



Programa "FACTOR X PORTUGAL", Decisão Final PGM 8




"Com Um Brilhozinho Nos Olhos" de Sérgio Godinho


Mariana Rocha

Paulo Junqueiro e Paulo Ventura (jurados) já disseram tudo: "Tu és um diamante!" / "De que planeta é que tu vens?"  :)


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Visit Japan Campaign






Tenho que conhecer este país!  :)

Contos de Paixão - Isabel Allende (Legendado Pt-Br)


Wangari Maaathai, Somaly Mam, Jenny e Rose Mapendo são os nomes de algumas MULHERES DE CORAGEM, em acção na construção de um mundo MELHOR, que conquistaram o RESPEITO e ADMIRAÇÃO da escritora e activista Isabel Allende, que por sua vez, abraçou a missão de DAR A CONHECER e/ou MANTER VIVA NA NOSSA MEMÓRIA a história de vida de cada uma delas.

Aqui fica a transcrição de algumas partes deste EXTRAORDINÁRIO e IMPERDÍVEL discurso (legendado em Pt-Br) no TED...


"É um facto que dar educação e trabalho às mulheres, habilidade de controlar a sua própria renda, herança e propriedade, beneficia a sociedade. Se uma mulher tiver poder, seus filhos e sua família ficarão melhor. Se as famílias prosperarem, o vilarejo prosperará, e eventualmente, todo o país também."

"As sociedades mais pobres e atrasadas, são sempre aquelas que menosprezam suas mulheres."

"Eu posso assegurar-lhes que mulheres trabalhando juntas, ligadas, informadas e educadas, podem trazer paz e prosperidade a este planeta abandonado."

"Nós queremos um mundo onde a vida é preservada e a qualidade de vida é acessível a todos, e não somente aos privilegiados."

"O que eu mais temo é poder com impunidade. Tenho medo do abuso de poder e do poder para abusar."

"Quero fazer deste mundo um bom lugar. Não melhor, somente bom! Porque não? É possível! Olhem esta sala... Todo esse conhecimento, energia, talento, e tecnologia... Vamos levantar nossos traseiros, arregaçar as nossas mangas e trabalhar APAIXONADAMENTE, para criar um mundo quase perfeito! Muito obrigada!"

Isabel Allende



Um momento único! Uma BELÍSSIMA HOMENAGEM a todas as mulheres que em TODO O MUNDO, LUTAM SEM CANSAÇO por uma sociedade na qual possamos sentir orgulho em fazer parte da mesma! RECOMENDO vivamente ouvi-lo até ao final! :)

domingo, 5 de janeiro de 2014

O Ensino


ENTÃO um Professor disse:

- Fala-nos do Ensino.

E ele respondeu:

- Nenhum homem vos pode revelar nada
que não repouse já meio adormecido
na manhã do vosso conhecimento.

O mestre que caminha à sobra do tempo,
entre os discípulos,
não reparte a sua sabedoria
mas antes da sua fé e do seu amor.

Se for verdadeiramente sábio,
não vos convidará
a entrar na casa da sabedoria,
mas levar-vos-á
aos umbrais do vosso próprio espírito.

O astrónomo pode falar-vos
da sua compreensão do espaço,
mas não pode dar-vos a sua compreensão.

O músico pode cantar para vós
a melodia que enche todo o espaço,
mas não pode dar-vos o ouvido
que apreende o ritmo
nem a voz que lhe devolve o eco.

E o que é versado na ciência dos números,
pode falar nas relações dos pesos e medidas,
mas não pode levar-vos até lá.

Porque a visão de um homem
não pode emprestar a suas asas
a outro homem.

E assim como cada um de vós
se aguenta sozinho no conhecimento de Deus,
assim deve estar sozinho
no seu conhecimento de Deus
e na compreensão da Terra.


Livro: O Profeta
Autor: Khalil Gibran 
Editora: Editorial Apostolado Da Oração
Colecção: Deus Escondido nº 1 


sábado, 4 de janeiro de 2014

Patagónia Express







Autor: Luis Sepúlveda   
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 160
Editor: Porto Editora
Idioma: Português


Sinopse

"Homenagem a um comboio que já não existe, mas que continua a viajar na memória dos homens e mulheres da Patagónia, estes «apontamentos de viagem» - como lhes chamou Luis Sepúlveda - tornaram-se um dos livros de referência do grande autor chileno.

Desde os seus primeiros passos na militância política, que o levaram à prisão e depois ao exílio em diferentes países da América do Sul, até ao reencontro feliz, anos depois, com a Patagónia e a Terra do Fogo, é uma longa viagem (e uma longa memória) aquela que Luis Sepúlveda nos propõe neste seu livro.

Ao longo dele, confrontamo-nos com uma extensa galeria de personagens inesquecíveis e com um conjunto de histórias magníficas, daquelas que só um grande escritor é capaz de arrancar aos labirintos da vida."


"Se alguma vez existiu um modelo de crónicas de viagem, é isto, nada mais. Inesquecível."

Miguel Sousa Tavares

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/patagonia-express/a/id/2108232



Este é o livro que estou a ler actualmente e CONCORDO plenamente com Miguel Sousa Tavares. "INESQUECÍVEL" é realmente a palavra que melhor define este livro! Recomendo! :) 



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ASAAST - Campanha de Recolha de Ração no Pingo Doce de Guimarães em 4 e 5 de Janeiro


Recebi este apelo por email em 31 de Dez de 2013...


"Queridos voluntários e voluntárias Asaast,

Obtivemos agora autorização do Pingo Doce de Guimarães para realizar lá este fim de semana de 4 e 5 janeiro a primeira campanha de angariação de ração.

Está será a primeira campanha de 2014 e vocês sabem que não podemos recusar campanhas deste género e que a ração nos faz muita falta.

Como sempre, precisamos da vossa preciosa ajuda.

Temos de confirmar até quarta-feira se vamos fazer a campanha ou não... E seria uma pena não irmos por falta de voluntários!

São precisas duas pessoas por turno e os turnos são os seguintes:

Sábado 4 janeiro
9:30-13h = 2 pessoas
13-16:30h = 2 pessoas
16:30-20h = 2 pessoas

Domingo 5 janeiro
9:30-13h = 2 pessoas

Domingo de tarde só faremos campanha se tivermos os turnos de sábado e o da manhã de domingo todos preenchidos. No caso de fazermos campanha todo o dia de domingo os turnos serão os mesmos de sábado, mas para já vamos concentra-nos em preencher os turnos acima.

Os peludinhos da Asaast contam com a vossa ajuda.

Por favor respondam, mesmo que não possam ajudar, assim saberemos que leram a mensagem!

Aguardo notícias vossas,

Beijinhos,

Pegui (916210034)"


Associação Dos Amigos Dos Animais De Santo Tirso
asaastirso@gmail.com
http://www.asaastirso.blogspot.com/
Face: https://www.facebook.com/asaastirso
Tlm: 919 478 465 / 918 344 186

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Incredible Edible - Todmorden's Local Food Revolution


A cidade com hortas que oferecem alimentos gratuitos a seus moradores




"Todmorden é uma pequena cidade da Inglaterra, na qual seus 17 mil habitantes podem se alimentar de graça. Há cinco anos nasceu o projeto The Incredible Edible Todmorden, que consiste no cultivo de hortas coletivas em espaços públicos da cidade. Todo alimento cultivado nestes locais está disponível para qualquer morador consumir. E de graça.

São mais de 40 cantos comestíveis espalhados por Todmorden: desde banheiras nas ruas até o quintal da delegacia da cidade, passando por jardins de centros de saúde e do cemitério local. A ideia é incentivar que toda comunidade cultive seus próprios alimentos e pense melhor sobre os recursos que consome.

“Não fazemos isso porque estamos entediados, mas porque queremos dar início a uma revolução”, diz Pam Warhurst, cofundadora do projeto, durante sua palestra no TEDSalon, em Londres. “As pessoas querem ações positivas nas quais possam se engajar e, bem no fundo, sabem que chegou a hora de assumir responsabilidades e investir em mais gentileza com o outro e com o meio ambiente”.

Veja o vídeo..."




Fonte: http://aboanoticiadodia.tumblr.com/post/48204392246/a-cidade-com-hortas-que-oferecem-alimentos-gratuitos-a

Publicado em 17 de Abr de 2013



Todmorden e a autosuficiência alimentar
  
E se cada cidade cultivasse os seus próprios vegetais?





"Na Inglaterra, no condado de West Yorkshire, já há um lugar onde são cultivados todas as hortaliças consumidas. É Todmorden, uma cidade de 14.000 habitantes, onde, desde o ano passado, os vegetais são cultivados nos canteiros e em outros espaços públicos.

Todmorden não é uma aldeia perdida no meio do nada: a cidade de Manchester fica  ao lado, tem boas estradas e duas linhas ferroviárias. Por isso: não necessidade, mas sim escolha.

A primeira experiência começou há poucos anos: os jardins que ficam na frente da estação da polícia foram os primeiros. Uma vez os legumes e outros vegetais terem crescidos, os cidadãos foram convidados a efetuar a livre colheita. E, coisa estranha, os habitantes atuaram de forma consciente, levando o necessário e deixando espaço e produtos para todos os que quisessem colher também."





"Após a primeira e bem sucedida experiência, cada espaço público foi utilizado: canteiros, áreas verdes, tudo. Quem tem um jardim, é claro, tenta cultivar a sua própria horta e não faltam também varandas e terraços cheios de plantas comestíveis.

Em 2011, em Todmorden foram contabilizados 70 amplos espaços verdes públicos cultivados. Espaços que de outra forma não seriam utilizados. Ao longo das ruas da cidade, há árvores frutíferas, que nas épocas certas oferecer cerejas e damascos. Também há arbustos com amoras e morangos e não faltam produtos menos “nobres” como feijões.

Tudo isso faz parte dum projeto que pretende tornar Todmorden uma cidade auto-suficiente, primeira na Inglaterra, e que deverá atingir o pico em 2018. O projeto tem o nome de Incredibile Edible (Incrível Comestível) e tem como objetivo proporcionar aos cidadãos toda a fruta e os vegetais necessários, de modo que a comida local seja devidamente escolhida e apreciada."










Publicado em 24 de Nov de 2013



Incredibile Edible (Incrível Comestível)
Site Oficial: http://www.incredible-edible-todmorden.co.uk/home


Divulgando as melhores iniciativas de 2013 poderemos inspirar as melhores realizações para 2014... ;)