Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sexta-feira, 29 de março de 2013

Guarda Homem salvo por exame a que hospital "torceu o nariz"


"Um utente do hospital da Guarda, a quem apenas tinham sido diagnosticados problemas de flatulência, foi salvo por uma TAC, que aquela unidade hospitalar, num primeiro momento não queria levar a cabo. Foi a mulher que exigiu que o exame fosse feito, tendo permitido detectar que a sua aorta estava em risco de “rebentar”, relata o Jornal de Notícias."





O utente José Rosa queixava-se de uma dor abdominal aguda, pelo que se deslocou ao serviço de urgências do Hospital da Guarda. O diagnóstico que lhe foi feito, então, pelos médicos apontava para uma mera crise de flatulência. “Foi-me dito que não tinha mais do que gases”, conta José Rosa ao Jornal de Notícias.

Porém, os sintomas perduraram, e poucas horas após lhe ter sido dada alta o utente voltou a dirigir-se àquela unidade hospitalar, fazendo-se acompanhar da sua mulher, que, aflita com a situação, exigiu à médica de serviço que sujeitasse o seu marido a uma tomografia axial computorizada, vulgarmente conhecida por TAC. “Como me respondeu que o exame era muito dispendioso, disponibilizei-me a pagá-lo”, revela Maria dos Anjos Rosa.

A médica acabou por ceder à solicitação “por descargo de consciência”, sendo que o exame determinou que a José Rosa restariam 15 minutos de vida. A sua aorta estava a rebentar. O utente acabaria por ser transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi submetido a uma intervenção que lhe salvou a vida.

Publicado em 28 de Mar de 2013

Notícias ao Minuto



É para termos este tratamento no SNS (Serviço Nacional de Saúde) que nós FAZEMOS DESCONTOS TODOS OS MESES PARA A SEGURANÇA SOCIAL???

Quando vi o filme - "Sicko" (2007) de Michael Moore, pude perceber porque é que os procedimentos no SNS estão a mudar... A menos que O POVO PORTUGUÊS TOME UMA ATITUDE não vai tardar para que a realidade dos EUA (na área da Saúde) passe a ser a realidade em Portugal!!! 

Resta a questão... Não será que devagar, devagarinho (como é hábito, para não "levantar muitas ondas" de indignação), os nossos governantes estão a DESMANTELAR O SNS para EMPURRAREM os utentes para o privado, para as COMPANHIAS DE SEGUROS (que por "acaso" muitas vezes pertencem a bancos) e QUEM NÃO TIVER DINHEIRO, NÃO TERÁ DIREITO A CUIDADOS DE SAÚDE?

Se não fizermos algo AGORA para impedirmos que isso aconteça, talvez amanhã tenhamos que fazer aquilo que muitos grupos de cidadãos já fazem hoje pelos animais, só que desta vez, não estará em causa a recolha e protecção de animais abandonados na estrada, mas sim, a RECOLHA e PROTECÇÃO de DOENTES ABANDONADOS NA ESTRADA (por funcionários dos hospitais), pelo simples facto de estes não poderem pagar os cuidados de saúde, que tanto necessitam (como vi no filme acima citado)...


"1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover."

Artigo 64º
Saúde
Constituição da República Portuguesa 



Isto é INADMISSÍVEL!!! Mas, isto ainda não é o pior...

O pior  é sabermos que os HOSPITAIS (públicos) e os CENTROS DE SAÚDE estão a ser geridos como EMPRESAS e assim sendo, todos os médicos, enfermeiros e o resto do pessoal que trabalha nestes locais estão a receber ORDENS EXPRESSAS (do MINISTÉRIO DA SAÚDE) para POUPAREM, para REDUZIREM AO MÁXIMO a despesa que o ESTADO tem com a saúde dos portugueses... Esta redução de custos implica a NÃO REALIZAÇÃO de determinados exames de diagnóstico que são essenciais, mas que são caros para o Estado; a utilização de um determinado tipo de exame que acarreta MAIS PERIGOS para o utente, mas que fica mais barato para o Estado; a NÃO PRESCRIÇÃO de um determinado tipo de tratamento / medicamento aplicado no hospital, que é MENOS NEFASTO para o doente, mas mais caro para o Estado...

Para cuidar da saúde dos CONTRIBUINTES o GOVERNO PORTUGUÊS não tem dinheiro, mas para: SUBMARINOS, ESTÁDIOS DE FUTEBOL, PARCERIAS PÚBLICO.PRIVADAS, FUNDAÇÕES FICTÍCIAS, entre outros, aí sim HÁ DINHEIRO!!! Pois é...

E ainda há mais... Os médicos têm o TEMPO CONTADO, ou seja; têm que cumprir um TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO por consulta para atenderem os doentes, pois cada médico tem que chegar ao final do dia com "X" doentes atendidos, "X" consultas efectuadas, NÃO IMPORTANDO COM QUE QUALIDADE... Já começa a ser muito vulgar entrarmos no gabinete médico de um Centro de Saúde e ouvir-mos o nosso médico de família a dizer logo: "olhe tenho X minutos para a(o) atender..."

Este é o SNS - Serviço Nacional de Saúde que em nome da situação económica actual, o GOVERNO PORTUGUÊS fabricou para os portugueses... Hoje a palavra "CRISE" está a servir para tornar o maior exemplo de DESRESPEITO pelos DIREITOS HUMANOS em algo aceitável e absolutamente necessário e é aqui que começa o PERIGO.... 


PENSEMOS NISSO! 

terça-feira, 26 de março de 2013

Google Portugal é o segundo país que mais 'espia' contas de utilizadores





"Portugal só é ultrapassado por um país no que à ‘vigia' dos dados dos utilizadores do Google diz respeito. Foram 692 os pedidos que as autoridades portuguesas levaram a cabo desde Janeiro de 2011, implicando um total de 1.044 contas de utilizador. Proporcionalmente, este rácio só foi mesmo batido pelo dos norte-americanos, segundo indica um cálculo da Electronic Frontier Foundation.

De acordo com a Electronic Frontier Foundation, os Estados Unidos lideram o ranking de solicitações de dados de utilizadores ao Google, perfazendo um total de 54.372 contas inquiridas, o que se traduz em 22,2 contas por cada 100 mil utilizadores de Internet.

Em Portugal os números apontam para 17,6 contas vigiadas por cada 100 mil utilizadores, o que coloca o País no segundo lugar deste pódio. As restantes medalhas, por assim dizer, ficam distribuídas por territórios como Hong Kong, Singapura, França, ou Reino Unido.
Porém, desde Janeiro de 2011, o Google só entregou informação às autoridades portuguesas em cerca de 30% dos casos. 

Refira-se que tribunais ou agências governamentais são algumas das entidades que podem proceder a este tipo de pedidos."

Publicado em 22 de Mar de  2013

Notícias ao Minuto




DIZEM que em PORTUGAL se vive em DEMOCRACIA... Será???

domingo, 24 de março de 2013

Portugal com lugar 'desastroso' no ranking da corrupção





Portugal está em 33º lugar no Índice de Percepção da Corrupção de 2012, que engloba 176 países, mas surge numa “posição dramática” a nível europeu, considera o vice-presidente da associação cívica Transparência e Integridade (TIAC).
...

Numa análise aos países da União Europeia (UE), Portugal surge em 15º lugar, tendo abaixo apenas alguns países de leste, Grécia, Itália e Malta.

“Portugal só tem atrás de si Malta, que é um pequeno país, Grécia, que me abstenho de comentar, Itália, que ainda tem predominância muito forte de influência da máfia sobre serviços públicos e alguns países de leste, e nem todos. O panorama é desastroso”, comentou à agência Lusa Paulo Morais, vice-presidente da TIAC e um dos responsáveis pela revisão da metodologia do índice da corrupção deste ano.
...

“Depois desta época desastrosa de Portugal em termos de crescimento da corrupção seria bom que viesse uma década regeneradora. Cabe à sociedade civil fazer pressão sobre os nossos líderes nesse sentido”, comentou Paulo Morais.

O vice-presidente da TIAC lembrou ainda que “há uma forte relação” entre o nível de desenvolvimento dos países e a corrupção, concluindo que os dados de Portugal permitem perceber que o potencial de desenvolvimento é “muito baixo”.
...

Numa análise a todos os 176 países classificados, a Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia surgem em primeiro lugar, todos com uma classificação de 90 (quando a pontuação máxima é de 100).
No fim da lista, com piores pontuações, estão a Somália, Coreia do Norte e Afeganistão (com 8 pontos).

Entre os países de língua portuguesa, Cabo Verde surge em 39º lugar, o Brasil na 69ª posição e São Tomé e Príncipe na 72ª. Já abaixo do meio da tabela, Timor-Leste está na posição 113, Moçambique na 123, a Guiné-Bissau na 150 e Angola sete lugares abaixo, no número 157 do ranking, com 22 pontos.

Paulo Morais considera que este Índice mostra que “a corrupção domina o mundo”, com mais de metade dos países a obter um ‘score’ inferior a 50 numa escala de 0 a 100.
...




A CORRUPÇÃO é talvez o MAIOR problema de Portugal. Mas, não é um problema sem solução... Eis a minha sugestão - aprendermos EDUCAÇÃO com a FINLÂNDIA!

 

 
Porque será que a FINLÂNDIA tem um nível de EDUCAÇÃO de EXCELÊNCIA e é um dos países MENOS CORRUPTOS DO MUNDO (surge em 1º lugar no ranking)???  


Palestra: "A Escola do Futuro - O Modelo da Finlândia"


Palestra "A Escola do Futuro - O Modelo da Finlândia", realizada na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), de Sorocaba, no dia 11/8/2010, por Antônio Francisco dos Santos, coordenador do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Comercial no Estado de São Paulo (Sieeesp) na região de Campinas.


Parte 1






Parte 2





Transcrevendo algumas partes...

"Interessantíssimo é que eles dão um foco enorme para o ensino de idiomas. Quando termina o ensino médio é comum os alunos falarem de quatro a seis idiomas fluentemente."

"Eles ficaram 600 anos pertencendo ao reinado da Suécia e 100 anos com a Rússia. Então, eles são uma mescla de comunismo... Interessante isso! Eles são democratas, obviamente, mas a cultura comunista ficou. Então, a igualdade entre as classes sociais é algo... Você não tem pobre, você não tem milionário..."

"Alfabetismo 100%."

"Corrupção é zero!!! Incrível! É o pais menos corrupto do mundo!"



Parte 3





Transcrevendo algumas partes...

"O jovem sai de casa muito cedo. Aos quinze anos de idade saem de casa e vão morar com o namorado ou com a namorada... Eles não casam, mas já estão fora. Não têm filhos, eles seguram, mas já estão fora do lar. Isso aqui, causa alguns problemas sociais... A Finlândia tem 3º maior índice de suicídio do planeta! Um dos motivos (não é só o frio não) é problema de relacionamento. O maior número de suicídios está na faixa masculina e dos 18 aos 25 anos. E um pouco explica aqui o que são os relacionamentos, os problemas que eles acabam tendo e a saída do lar muito cedo."

"Ensinam religião em todas as escolas. Quem é luterano, tem aula normal. Quem não é, se tiver três alunos na sala de aula, então eles montam um grupo de estudo especial para esses alunos aprenderem a religião deles. É lei. E aqueles que não têm religião, não fazem religião, mas eles são obrigados a fazer: ética, habilidades interpessoais e estudar a história das religiões."

"Em todo o lugar tem biblioteca!"

"Eles lêem uma média de vinte livros por ano!"

"Saber ler é fazer parte da sociedade - esse é o lema. É cultural. Os pais já lêem histórias para as crianças desde cedo."

"E muitos espaços na biblioteca para o cara estudar sozinho. Eles criam o ambiente da auto-aprendizagem."



Parte 4





Transcrevendo algumas partes...

"Aí, eles chamam os professores pelo primeiro nome. Isso é um costume na Finlândia. Como todo o mundo só chama pelo primeiro nome, lá é como se fosse um amigo mesmo, então não é professor e tal, é só o primeiro nome, como se fosse um amigo."

"As salas de aula recebem o nome de animais."

"Ricos, pobres, emigrantes... Todo o mundo junto! Estão lá, numa convivência, numa tolerância muito interessante."

"Não tem decoreba lá! Dificilmente dificilmente há decoreba. Tudo é na prática!"

"Todo o ano tem um tema na escola: terra, ar, fogo, seja o que for..."

"Na sala de aula tem sofá!"

"A escola como um todo, participa da educação da criança, não é só o professor. Então tem tem isso de hierarquia de funções, todo o mundo é importante nesse aspecto."

"O Estado define 75% das disciplinas. O restante é organizado pela autoridade local."

"Os professores é que escolhem os seus métodos e têm liberdade para escolherem o próprio material."

"O sistema é uniforme no país, ele é obrigatório, é gratuito e o aprendizado é igual para todos, não importando o nível social."


Parte 5





Transcrevendo algumas partes...


"São vinte universidades em todo o país. São 100% públicas. Não há custo nenhum."

"Indústrias dentro de universidades."

"A TV finlandesa não tem dobragem! Tudo é legenda."

"Material de qualidade, o nível de professores é muito bom, recursos em sala de aula, carga horária de 4 a 6 aulas semanais e sempre aquela cultura de aprender e ensinar da instituição."

"A família interage muito. Há muita confiança na relação entre professor e aluno. Não tem aquela coisa de controle, autoritarismo, lá eles conseguem fazer diferente!"

"Os professores na Finlândia são extremamente valorizados e reconhecidos."

"Lá você não consegue ficar rico. Cada vez que você ganha mais, os impostos são altíssimos. Então, há um limite. Isso também é um dos motivos pelos quais a gente percebe, porque fazer escola a gente consegue (é tudo de graça)... saúde, é tudo de graça..."

"Só que eles não te dão aquele ganho, aquele gostinho de você conquistar as coisas alem dos outros. E isso é um dos motivos que me falaram de suicídios lá."

"Os professores finlandeses preferem ser guias e supervisores prestativos a ser rígidos e autoritários."

"Têm salas de aulas em hospitais para atender os alunos em tratamento."



Receita Finlandesa

- "Educação para todos;
- Autonomia e flexibilidade na administração;
- Alunos conscientes da importância da Educação;
- Cultura de aprender e ensinar da instituição;
- Professores altamente qualificados;
- Uso de alto tecnologia;
- Alto suporte de bibliotecas (contadores de histórias inclusive nas residências);
- Atitude dos pais perante a escola / conhecimento / cultura;
- Facilidade que as crianças têm em aprender a ler;
- Os programas de TV são legendados;
- Classes integradas com idades diferentes;
- As escolas como um todo ensinam (professores / funcionários);
- Aprendizado na prática;
- Foco no aluno com mais dificuldade;
- Ensino que leva ao alto aprendizado;
- Crianças são introduzidas à leitura muito cedo (pais lêem em casa, feiras de livros, bibliotecas);
- Classes com poucos alunos;
- Ênfase no ensino de idiomas;
- Promoção da responsabilidade;
- Respeito pelos direitos e liberdade do indivíduo;
- Senso de comunidade;
- Educação de confiança".

Finlândia Imbatível no Sistema Educacional





"A Finlândia orgulha-se dos melhores resultados escolares na Europa com o menor número de horas lectivas.

Os professores são o centro do sistema finlandês, apostam nos mestrados e em recebem formação contínua selectiva.


Em Londres, Charles Leadbeater, é uma referência em matéria educacional a nível mundial e explica o porquê do modelo finlandês não poder estender-se a outros países.

O modelo finlandês já começou a ser exportado mas apenas na arquitectura das escolas."

...
http://pt.euronews.net/


Transcrevendo algumas partes...

"No modelo educacional diferente, o exemplo finlandês encoraja a autonomia na aula e inovação criativa. Como podemos aplicar isto à escala global?"

"Eles contratam muito bons professores. Apenas 10% dos candidatos entram na profissão. O sucesso das escolas finlandesas é muito reflexo da dedicação na ajuda aos alunos.


 
"Se podemos mudar o mundo, torná-lo mais democrático, talvez com menos guerras e fome e se é com a educação (e nós somos bons em educação), então vamos fazê-lo através da educação, exportando os valores educativos e da própria educação."

Juha Seppanen
(consultor finceiro)


Conversando em Nossa Língua - Educação na Finlândia



Educação na Finlândia - IAC





"Considerações iniciais sobre o sistema educacional finlandês. Os vídeos estão divididos em: Creche - ensino primário - ensino secundário - faculdade e cursos abertos.
O vídeo foi produzido pela Evelyse Eerola (colaboradora IAC / TV Compléxis)."

 
Transcrevendo algumas partes...

"Como é que a Finlândia conseguiu produzir a educação de QUALIDADE que é reconhecida no mundo todo?"

"A palavra de ordem é essa - você dá autonomia até liberdade com responsabilidade. E essa autonomia (que nós vamos falar mais tarde) ela começa desde os alunos até os professores, até os reitores da escola. E olha, é um modelo que está dando certo, não é? Tem mais de 40 anos e é considerado uma das melhores educações do mundo."

"Aqui na Finlândia existe uma uniformidade entre as escolas. É assim, não existe diferença entre as classes sociais. Portanto um filho de um empresário estuda na mesma escola que um filho de um operário e não há discriminação, não há uma diferença no estudo por conta disso."

"E a maioria das escolas elas são públicas. Como o ensino público ele é considerado o melhor..." 

"Ter escola particular aqui não é um negócio. A escola particular aqui nunca vai chegar perto da escola pública."

"As pessoas são iguais na sociedade, as pessoas são iguais na escola e eles aprendem isso desde pequenos."



 
Educação na Finlândia - Creche 







Educação na Finlândia - Ensino Primário e Secundário





Transcrevendo algumas partes...

"A Finlândia é campeã nas pesquisas do PISA*, já por dez anos consecutivos. Os alunos são o número um em ciências e matemática. A taxa de evasão escolar é simplesmente zero e a de reprovação está por volta de 1%."

"O sucesso do ensino está ligado à maneira de pensar da sociedade e que é uma questão cultural. Faz cem anos atrás a Finlândia era um dos países mais pobres da Europa, mas já naquela época os finlandeses tinham bem claro a importância da educação e já procuravam ter um sistema escolar que incluísse todos. Desde essa época urgiu uma espécie de tradição, de senso popular, que a leitura e o estudo são aspectos positivos. Mas foi nos anos 70 que houve a reforma e a universalização da linha pedagógica."


*PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

sábado, 23 de março de 2013

AntiCrise - "Miguel Relvas no Consultório"






"Vítor Gaspar e a Grãndola Vila Morena em Excel"






AntiCrise Canção - "Vou Levar-te Comida"






AntiCrise - "Fiscal à Caça da Factura"





AntiCrise - "Em Direto do Palácio de Belém"





Isto é uma sátira, no entanto este casal vive mesmo assim, completamente À MARGEM DA REALIDADE! Mas isto não é o que mais me choca... O que mais me choca é sabermos da relação entre Cavaco Silva e o CASO BPN e este continuar tranquilamente desempenhando as suas funções, como representante dos cidadãos portugueses - aqueles que tiveram que ASSUMIR (À FORÇA) COMO DÍVIDA PÚBLICA a dívida deste banco privado!!!

Caso BPN

Caso BPN: O que esconde Cavaco?

O BPN dava um filme indiano

AntiCrise





"Inspirada na atualidade políticosocial e no quotidiano dos portugueses, a notícia acontece num registo de humor…

Manuel Marques, Eduardo Madeira e António Machado dão-nos o antídoto para a crise
Um magazine que combina humor com as principais notícias da atualidade."


Fonte / Ver tudo em:  http://www.rtp.pt/play/p995/


PORTO, uma cidade tão LINDA e tão abandonada pelos nossos governantes...



A RIBEIRA - Parte 1





A RIBEIRA - Parte 2





Autor: José Couto
Blog: http://cityportogeral.blogspot.pt/


Capitalismo: Uma História de Amor





Título em Portugal: Capitalismo: Uma História de Amor
Título original: Capitalism: A Love Story
Ano: 2009
De: Michael Moore
Género: Documentário
Duração: 120 min
Outros dados: EUA, Cores


Sinopse

"Ao mesmo tempo com humor e coragem, Capitalism: A Love Story explora uma pergunta: "Qual o preço que a América tem de pagar pelo seu amor pelo capitalismo?" Há alguns anos esse amor parecia inocente. Hoje, no entanto, o Sonho Americano parece mais um pesadelo, quando as pessoas têm de pagar com os seus empregos, a suas casas e as suas poupanças. Moore leva-nos até às casas de gente normal, cujas vidas ficaram viradas do avesso, e vai à procura de explicações em Washington e outros locais. O que descobrimos tem os sintomas tão familiares de uma história de amor que deu para o torto: mentiras, abuso, traição…e 14,000 empregos perdidos todos os dias. Capitalism: A Love Story é não a derradeira tentativa de Michael Moore para responder à pergunta que tem andado a fazer ao longo da sua tão ilustre como controversa carreira: Quem somos nós e porque razão nos comportamos assim?"


Fonte: http://cinema.sapo.pt/filme/capitalism-a-love-story/detalhes#sinopse


Trailer legendado (português PT)...





Muito bom

"Só para vossa informação, no cinema com sala cheia, as pessoas aplaudiram de pé este filme, coisa que nunca tinha visto!"
...
André 


Fonte: http://cinecartaz.publico.pt/Critica/241123_muito-bom?cid=11938



Filme COMPLETO, legendado (português-BR)...






Mais um filme excepcional de Michael Moore! Achei particularmente interessante o exemplo de duas empresas que funcionavam em regime de COOPERATIVA (as decisões eram tomadas em conjunto e os lucros divididos entre todos os trabalhadores, sem excepção) assim como, as iniciativas de vários cidadãos que se uniam nas lutas pelos seus direitos e os respectivos resultados destas.


Recomendo vivamente! :)

O Vírus Chamado "HUMANOS"! (legendado PT)





"Será que cuidamos bem da Terra ao poluímos o ar, matarmos animais, desmatar árvores etc. Será que ela viverá pra sempre? Será que somos um bem ou um mal para a Terra?"


Esta curta é uma analogia genial! Porventura o nosso comportamento perante o planeta não é semelhante ao comportamento dos vírus em relação ao nosso organismo???

Man says "All You Animal Activists, FUCK YOU" and Shoots The Horse Point Blank!





"POR FAVOR ESPALHEM ANTES QUE SEJA RETIRADO O VÍDEO
>> LINK: http://vimeo.com/62395510

O nome dele é Tim Sappington, ele é empregado na Valley Meat Co. (EUA), uma empresa de carne animal."

Fonte: https://plus.google.com/u/0/102714140026820024972/posts/5HiUV95FbwC?cfem=1




Man says "All You Animal Activists, FUCK YOU" and Shoots The Horse Point Blank! from Bob Timmons on Vimeo.


Este vídeo é uma AMEAÇA (feita publicamente) AOS ACTIVISTAS que defendem/lutam pelos direitos aos animais; é um CRIME/ATENTADO CONTRA OS DIREITOS DOS ANIMAIS; é VIOLÊNCIA GRATUITA e INCENTIVA À VIOLÊNCIA CONTRA OS ANIMAIS!

Isto é MUITO GRAVE!!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

"Água - Operação Secreta": UE Promove a Privatização da Água (legendas em português)



Hoje, dia 22 de Março de 2013 é o "Dia Mundial da Água" e aproveito para partilhar este vídeo / PETIÇÃO para o qual peço a vossa maior ATENÇÃO e DIVULGAÇÃO...





"German TV programme "ARD MONITOR: Geheimoperation Wasser - EU fördert Wasserprivatisierung" with english and portuguese subtitles."

"Please sign this important petition": http://right2water.eu/

Publicado em 21 de Jan de 2013


Tomei a liberdade de transcrever algumas partes deste vídeo...

"A água não é apenas H2O, água é vida. O acesso à água foi declarado um direito humano pelas Nações Unidas."

"A intenção da Comissão Europeia começará aqui, em Portugal. Bruxelas exigiu que o país venda o abastecimento da sua água. Aqui, em Paços de Ferreira, a privatização da água já começou, contra a vontade dos cidadãos, como estes nos comunicam."

"O município de Paços de Ferreira obteve lucro apenas no momento da venda e agora os seus cidadãos terão que viver com as consequências. As pessoas mostram-nos as suas facturas e estas são, de facto, horrendas! Muitos cidadãos têm agora dificuldade em pagar a sua água potável."

"Os países em crise, tais com Portugal e a Grécia, precisam de dinheiro. Desta forma, a Troika em Bruxelas, força-os agora SECRETAMENTE a venderem o seu abastecimento de água. No anexo dos contratos com a Troika, obtivemos o seguinte: "na Grécia, o sistema hidráulico de Atenas e Thessaloniki deverá ser vendido". No caso de Portugal, no anexo consta: "a privatização da companhia das águas públicas - "Águas de Portugal" deverá ser promovida."

"Porque é que a UE decide contra a vontade da população europeia? Em que estudos se baseiam?"
 
Água, um direito humano? Ou água, um negócio bilionário? Bruxelas já decidiu que no futuro, a água deverá pertencer ÀS EMPRESAS e não a todos nós."

 
"As consequências da privatização aqui, em Paços de Ferreira, foram devastadoras! Verificamos um aumento de 400% nos preços, em poucos anos. E ainda por cima, a cada ano o preço aumenta 6%... Isto é um desastre!

Humberto Brito, do "Movimento Cívico 6 Novembro" (Portugal)


Dia Mundial da Água


VALE A PENA assistir! :)

"Stomp Out Loud" - Stomp



"Stomp Out Loud" - DVD completo (45 min) - Stomp...





O começo do DVD - "Stomp Out Loud"...




Última parte do DVD - "Stomp Out Loud"...




FABULOSOS! :)

Stomp






"Stomp é um famoso grupo de percussão de rock que também se utiliza da dança e da dramatização de filmes em seus espetáculos. Oriundo de Brighton, Reino Unido, seus integrantes usam o corpo e objetos comuns para criar performances teatrais físicas percussivas. Suas origens musicais remontam ao trabalho do Einstürzende Neubauten e Savage Aural Hotbed.

A palavra stomp pode se referir a um subgênero distinto de teatro físico, onde o corpo incorpora-se a outros objetos como meio de produzir percussão e movimento que ecoa as danças tribais."
...

Fonte / Ver tudo emhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Stomp


Site Oficial: http://www.stomp.co.uk/

Visite a Torre dos Clérigos (Porto)



Através desta página do JN - "Jornal de Notícias" podem visitar online a Torres dos Clérigos (Porto), tendo acesso a várias opções de vistas (por dentro da torre, visita à igreja, vista da rua):



Muito interessante! :)

quinta-feira, 21 de março de 2013

ORAÇÃO PELOS ANIMAIS






ORAÇÃO PELOS ANIMAIS

Meu São Francisco de Assis
Protetor dos animais
Olhai por nós que rogamos
Vossa bênção e muita paz.

Olhai os abandonados,
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.

Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.

E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.

Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.

Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.

Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.

Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.

Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.

Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos.

Autora: Ivana Maria França de Negri



LINDA oração! :) 

"Você na TV" - ABANDONO E MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS



"Você na TV" - Programa de L. M. Goucha (20/03/2013)

Tema de Conversa: ABANDONO E MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS 

Com a participação de Rita Silva (Associação Animal) e Isabel Ramos (União Zoófila). 

Assistir ao vídeo em: http://www.tvi.iol.pt/programa/voce-na-tv/2015/videos/128760/video/13829344/1


VALE A PENA assistir! :)

terça-feira, 19 de março de 2013

Chips de Identificação - ALERTA MUITO IMPORTANTE


Recebi esta informação da APAAE* por email e com a autorização da mesma, decidi partilhá-la aqui, (tal e qual como recebi) pedindo a vossa máxima ATENÇÃO e DIVULGAÇÃO... 


Estimadas Associações de Proteção Animal e protetores independentes 

"Temos vindo cada vez mais a recolher animais “chipados” mas quando contactamos as bases de dados não se encontram inseridos.

Concluímos que os veterinários que colocam os “chips” não os inserem nas bases nacionais e esquecem-se de informar os donos que têm de se deslocar á respetiva junta para que aí insiram o “chip” na base.

Por outro lado, existem juntas com grandes deficiências em termos informáticos e outras que deixam atrasar imenso a inserção dos números de chip nas bases.

Outro absurdo é existirem 2 bases nacionais sendo uma do Sindicato dos médicos veterinários.

Pensamos que este sistema de identificação de animais, só poderá funcionar quando os veterinários que colocarem os chips sejam também, obrigatoriamente, quem os insere na base nacional.

Enviámos a carta que se segue á Sra.Ministra da Agricultura, se concordarem  que é importante que o sistema de identificação de animais funcione de facto, se concordam que os veterinários que colocam os chips devem ser também quem os insere nas bases e se concordam que devia haver apenas uma base nacional, alertem e solicitem-no á sra. Ministra.

Se assim o entenderem, poderão enviar a missiva que se segue ou outra que entendam pertinente, mas é cada vez mais importante unirmos as nossas vozes por uma proteção animal que conduza cada vez mais a melhores resultados."

Pel´a APAAE

Maria do Rosário Ferreira de Almeida


Contactos:

- Ministério da Agricultura

Praça do Comércio
1149-010 Lisboa

- Direção Geral de Alimentação e Veterinária

Largo da Academia Nacional das Belas Artes, Nº2
1249-105 Lisboa 



Missiva (um exemplo) que recebi da APAAE...

 
Ex.ma Senhora Ministra da Agricultura, Ordenamento do Território e Pescas:

Ex.mo Senhor Diretor Geral de Veterinária:

"Cada vez verificamos mais que os animais que as ONG’s de Proteção Animal recolhem chegam ‘chipados’ mas não figuram nas bases de dados do CIRA e do CICAFE.
Em primeiro lugar parece-nos um absurdo a existência de duas bases de dados, por outro lado e ao tentarmos compreender a falibilidade que o sistema de identificação esta a mostrar concluímos o seguinte:
Os veterinários que colocam os ‘chips’ não os registam em nenhuma base de dados e nem sempre informam os donos que têm que se dirigir às respectivas juntas de freguesia para que as mesmas os insiram nas supracitadas bases.
Porém, os veterinários que colocam os ‘chips’ solicitam imensa documentação aos donos o que os leva a concluir que os ‘chips’ dos seus animais ou são ali mesmo introduzidos ou funcionam tipo GPS!! Também sucede os veterinários esquecerem-se de informar os donos que têm que se dirigir às juntas de freguesia e por sua vez também os proprietários se esquecem de o fazer...
Um ciclo vicioso com uma grave consequência: centenas de animais ‘chipados’ sem conseguirmos identificar os donos.
Também já tivemos feedbacks de diversas juntas que afirmam não possuir sistema informático ou ter tanto que fazer que estão atrasadas alegando que por isso mesmo deviam ser os veterinários a inserir os números dos ‘chips’, quando os colocam, no sistema de base de dados.
Aqui, concordamos com as juntas. Os veterinários que colocam os ‘chips’ têm que os introduzir na base de dados, caso contrário os trâmites complexos do processo e a intervenção de diversos organismos a que os donos têm que recorrer (veterinários e juntas),  estão a conduzir ao insucesso do processo de identificação que, apesar de obrigatório, não se encontra a produzir os resultados desejados.
Apelamos para a rápida resolução desta questão que nos parece simples a partir do momento que os veterinários que colocam os ‘chips’ sejam os únicos responsáveis pela introdução dos respectivos números nas bases de dados. Ou, idealmente, numa única base de dados. Caso contrário os donos gastam dinheiro, cumprem a lei e não se verificam resultados.

 

Com os melhores cumprimentos."
  

*APAAE – Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante
Castelo Branco - Portugal
Site Oficial: http://www.apaae.pt/


sexta-feira, 15 de março de 2013

Parlamento Europeu treina "patrulha de trolls" para controlar a opinião pública





"O Parlamento Europeu decidiu investir 2,5 milhões de euros numa campanha de propaganda para infiltrar "trolls" nas redes sociais com o objectivo de "controlar a opinião pública", sobretudo em casos onde se manifeste "euroceticismo". A formação dos "trolls" começa ainda este mês, para que a sua ação se faça sentir antes e durante as eleições europeias de 4 a 8 de Junho de 2014.

A informação foi divulgada a partir de documentos secretos sobre despesas e estratégias de ação obtidos pelo correspondente em Bruxelas do jornal britânico Daily Telegraph. Os gastos vão ser feitos numa ocasião em que as instituições comunitárias procedem a cortes orçamentais nunca vistos na história da integração europeia."
...

Publicada em 06 de Março de 2013

Fonte / Ver o artigo completo em: http://www.beinternacional.eu/pt/destaques/4383-parlamento-europeu-treina-qpatrulha-de-trollsq-para-controlar-a-opiniao-publica



Nota: gostaria que ficasse claro que EU NÃO SOU membro ou simpatizante do Partido Bloco de Esquerda. Apenas estou a publicar esta notícia (que está a circular na net, por vários blogs), porque achei que seria importante que todos pudessem tomar conhecimento da mesma. Caso isto seja mesmo verdade, é importante que se faça MUITA DIVULGAÇÃO, para que possamos estar ATENTOS...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Conviver com animais de estimação diminui infecções respiratórias em crianças



Pesquisa observou que bebês que têm contato com cães e gatos são mais saudáveis e apresentam menos casos de infecção.






"Pesquisadores da Finlândia concluíram que crianças que convivem com cães e gatos são mais saudáveis e apresentam menos problemas de infecções respiratórias no primeiro ano de vida do que aquelas que não têm contato com os animais. Os resultados desse estudo foram publicados nesta segunda-feira na revista Pediatrics.

Após acompanharem o primeiro ano de vida de 397 crianças, uma equipe da Universidade da Finlândia Oriental concluiu que, embora doenças ligadas ao aparelho respiratório sejam comuns nessa idade, há alguns fatores que podem reduzir a incidência dos problemas. O contato com cães e gatos — mas principalmente com cães —, segundo os pesquisadores, é benéfico especialmente em relação às infecções de ouvido e à diminuição da quantidade de antibióticos dados aos bebês. O maior efeito protetor foi observado entre crianças que conviviam com cães que passavam parte ou todo o tempo no interior das casas.

Os autores concluíram que os efeitos positivos dos animais podem vir não somente com o contato diário, mas também com uma frequência menor de convívio.

Para os pesquisadores, a convivência com cães e gatos interfere no amadurecimento do sistema imunológico na infância e confere maior resistência a infecções às crianças. Isso acontece pois a exposição a germes na quantidade certa é algo benéfico para o desenvolvimento do sistema de defesa. No entanto, os autores explicam que essa exposição deve ser em relação aos microorganismos ‘do bem’, ou seja, aqueles que alteram os micróbios que vivem no intestino da criança, fazendo com que eles as protejam contra alergias e infecções."


Resumindo...

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Respiratory Tract Illnesses During the First Year of Life: Effect of Dog and Cat Contacts

Onde foi divulgada: revista Pediatrics

Instituição: Universidade da Finlândia Oriental, Finlândia

Dados de amostragem: 397 bebês de até um ano

Resultado: Conviver com frequência com cães e gatos diminui casos de infecções do trato respiratório em crianças no primeiro ano de vida. Os melhores benefícios ocorrem com cães e que passam parte do tempo em ambientes fechados nas casas. O problema de saúde mais protegido são as infecções no ouvido.


Publicado em 09 de Jul de 2012, "Veja"



PARA LER!! Aos que protegem os animais: associações, particulares, anónimos e muitos outros







NUNCA DÊ UM ANIMAL EM ADOPÇÃO (OU EM FAT) PARA LONGE


"Os protectores de animais fazem coisas maravilhosas: se vêem um animal na rua em sofrimento, fazem tudo para socorrê-lo, levando-o de imediato a um veterinário, procurando tratar ferimentos, traumatismos ou a causa do mal-estar, e para isso arcam com a responsabilidade de despesas de internamento, exames de diagnóstico, tratamentos, etc.

Depois, fazem todos os esforços para acolher o animal em recuperação, ou encontrar quem possa fazê-lo, e prodigam os tratamentos necessários, ao mesmo tempo que continuam com a sua vida profissional e familiar. É simultaneamente um enorme investimento afectivo, monetário e de tempo

Numa terceira fase, e se não lhes é possível ficar eles próprios com os animais salvos, procuram uma nova família para eles, alguém que dê continuidade à recuperação começada e que se comprometa a acolher, proteger e amar esse animal para toda a vida.

E aqui é que está o busílis. Sobretudo agora, na época dos blogues e Facebook, há pessoas bem-intencionadas que se enternecem com uma foto ou um apelo em favor do animal, e oferecem-se para adoptá-lo, mesmo que vivam no extremo oposto do país. E até há “companhias de boleias” que, cheias de boa vontade, se encarregam de transportar o animal do Minho até ao Algarve, se for preciso, sem que os protectores tenham alguma vez conhecido os adoptantes em pessoa, conversado com eles, visto o ambiente do futuro lar e a boa disposição da família para com um novo animal fragilizado.

Por isso, fico de cabelos em pé quando nos apelos a adopção vejo frases como “os animais serão entregues em qualquer parte do país”. Como é que alguém que deu tanto da sua afectividade, do seu tempo e do seu dinheiro para salvar um animal coloca sequer a hipótese de deixar de saber dele nos tempos mais próximos? Mesmo se o animal foi entregue pelo protector pessoalmente em casa do adoptante, parece-me necessário salvaguardar que alguma coisa corra mal na vida deste último e que ele precise da ajuda do protector, ou até eventualmente seja necessário devolver o animal à origem. Se o animal for do Alentejo e tiver ido para o norte, isso simplesmente não será possível.

Aconselho vivamente que os protectores conservem os Termos de Responsabilidade e façam um telefonema de vez em quando (os mails são bons, mas muita coisa se pode depreender do tom de voz ao telefone) durante pelo menos 3 anos, aconselho-os também a darem os seus protegidos dentro do concelho em que vivem, para que possam resgatar os animais, em caso de necessidade, a bem ou a mal. Esta distância é também uma segurança para os adoptantes, para que não hesitem em pedir auxílio.

Cada animal que resgatamos e cuidamos torna-se único, como a rosa do Principezinho de Saint-Exupéry. Amamo-lo porque lutámos por ele e a nossa responsabilidade não acaba no dia em que é adoptado.

Isto parece-vos muito exigente??? Pensem só que não vale a pena dar a mão a um animal, se for para apenas adiar o seu fim proximamente."

Uma protectora


Eu tive a felicidade de receber este texto (juntamente com a imagem) por email e não pude deixar de partilhá-lo, pois o mesmo merece toda a nossa ATENÇÃO e DIVULGAÇÃO! Não sei quem é a autora (identifica-se como "uma protectora"), mas gostaria de dar-lhe os meus sinceros PARABÉNS, pelo que escreveu, pois nas suas palavras reconheço VERDADEIRO AMOR AOS ANIMAIS, RESPONSABILIDADE e BOM SENSO!