Programa: Grande Reportagem SIC
Reportagem de: Miriam Alves
Data: 29 de Nov de 2012
Duração: 41:37 minutos
"Mas há também, cada vez mais
médicos e especialistas de terapias não convencionais, que trabalham em
conjunto, para garantirem aos doentes o melhor de vários mundos!"
"A grande reportagem SIC mostra-lhe como as várias formas de medicina podem ser complementares..."
Entrevistados:
- Mª João Cardoso (Médica Cirurgiã / Profª na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Responsável pela cirurgia na Unidade de Mama da Fundação Champalimaud / Fundadora do "Mama Help" - Porto);
- André Dourado (Biólogo / Naturopata no "Mama Help" - Porto);
- Carla Pinto (Utente do "Mama Help" - Porto);
- Nuno Oliveira (Homeopata);
- João Luís Videira (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa na Clínica do Rosário - Cascais);
- Minnie Freudenthal (Médica especialista em Medicina Interna, na Clínica do Rosário - Cascais);
- Helena Pinto Ferreira (Médica especialista em Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Alcântara-Lisboa / Presidente da Sociedade Portuguesa Médica de Acupuntura);
- Deolinda Fernandes (Profª de Matemática e Ciências no Ensino Preparatório / Directora da ESMTC-Escola de Medicina Tradicional Chinesa);
- José Faro (Director da ESMTC-Escola de Medicina Tradicional Chinesa);
- Francisco George (Director-geral de Saúde);
- Diogo Aresta Branco (Gestor);
- Rita Campos (Consultora de Recursos Humanos);
- Alexandre Ferreira de Almeida (Farmacêutico que produz medicamentos homeopáticos para humanos e animais, no Laboratório da Farmácia Melo - Amadora, que garante o fornecimento a farmácias de todo o país e a médicos veterinários).
Esta EXCELENTE reportagem PROVA-NOS que É POSSÍVEL os profissionais de medicina CONVENCIONAL e NÃO CONVENCIONAL substituírem o antagonismo pela COMPLEMENTARIDADE e a competitividade pela COOPERAÇÃO, partilhando o mesmo objectivo - a SAÚDE do doente! Sim, É POSSÍVEL!!!
Algo está a MUDAR... :-)
VALE A PENA assistir! RECOMENDO vivamente!
Sempre foi possível,sempre,
ResponderEliminarSempre foi possível ao ser humano em qualquer época somar conhecimentos gerais que possam beneficiar aos seus iguais.
O difícil e quase impossível é o homem dito moderno se despir de sua vaidade pessoal ou de grupos afins,de sua soberba,seu egoísmo pessoal e finalmente entender que como um passageiro do tempo ele mesmo deveria jamais esquecer que a história vem de passado, passando no presente e pensando no futuro.
O conhecimento ocidental da medicina é oriunda dos povos antigos e principalmente dos povos orientais que,antes de agredir um corpo material humano buscava em sua história de vida algo que pudesse orientar a um tratamento eficaz para curar o doente e não como mais um número humano que seria olhado no futuro como um contribuidor de salários aos interesseiros do tipo da medicina moderna.
É verdade Ira!
ResponderEliminarTodas as áreas do conhecimento estão em constante EVOLUÇÃO e a MEDICINA não é excepção. No entanto, para se acompanhar essa evolução é preciso ABERTURA de espírito, DEDICAÇÃO, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE e uma genuína vontade de querer APRENDER MAIS, para fazer MELHOR pelo próximo!
Felizmente (este vídeo é uma boa prova), já há BONS EXEMPLOS de profissionais que abraçam a medicina, ou as várias formas de medicina, dessa forma e o mais interessante... EM EQUIPA, REUNINDO, aplicando e RESPEITANDO os diferentes tipos de conhecimento e terapias, em função da SAÚDE do paciente!
Espero sinceramente que estes exemplos se MULTIPLIQUEM mais e mais... :-)
Um grande abraço!