Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

domingo, 1 de julho de 2012

Mais de meio milhão recebe salário mínimo






"Número de pessoas a ganhar ordenado mínimo duplicou. Saiba quantos são.

O número de trabalhadores em Portugal que recebe o salário mínimo nacional duplicou em quatro anos. Actualmente há mais de meio milhão - 605 mil pessoas - que ganham a retribuição mínima legal, número que tem crescido a par da crise que se abate sobre o País.
...

Entre 2007 e 2011, a quantidade de trabalhadores - por conta própria ou outrem - a ganhar o salário mínimo subiu praticamente 115%, aumentando a uma média de mais de 80 mil pessoas por ano.

Quando toca a definir salários, as mulheres são as mais prejudicadas pelas fracas condições de retribuição salarial: 14,9% das trabalhadores do sexo feminino recebem 485 euros mensais, contra os 8,1% dos homens.

Num estudo recente, o economista Eugénio Rosa concluiu que o salário médio dos trabalhadores por conta de outrem, em 2010, não ultrapassava os 777 euros líquidos. Segundo o economista, existiam nesse ano mais de 2,5 milhões de pessoas a ganhar menos de 900 euros líquidos. 

Para Eugénio Rosa, "as empresas estão a aproveitar-se da crise" para oferecer aos trabalhadores condições remuneratórias mais penalizadoras. Por um lado, especifica, "pagam ordenados mais baixos aos recém-contratados, ainda que com elevada formação", e, por outro lado, "cortam os benefícios e congelam os salários" de quem já está no activo.  


24 MIL FOGEM DE PORTUGAL EM 2011

Portugal perdeu 30 mil habitantes em 2011, segundo o Instituto Nacional de Estatística, que estimava a população residente em Portugal em 10 milhões 541 mil pessoas, menos 30 mil do que no final de 2010, a maior queda das últimas décadas. A emigração foi a principal responsável, com um saldo migratório negativo de 24 mil pessoas, sobretudo jovens, o que contribuiu para aumentar o índice de envelhecimento do País, que viu sair, por dia, cerca de 67 pessoas a mais do que as que entraram."

Diana Ramos com S.P./S.R. (Correio da Manhã)

Publicado em 12 de Jun de 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário