Poderemos avaliar a evolução da humanidade pela forma como esta trata os seus animais! Pergunto a mim mesma como é que em pleno século XXI ainda é possível defendermos a existência da tourada como forma de diversão e como forma de expressão cultural... Tourada não é cultura mas sim CRUELDADE!!!
No planeta, o HOMEM é o único que mata POR PRAZER e não apenas para sobreviver, como fazem os ANIMAIS IRRACIONAIS... Seremos realmente animais racionais? O HOMEM como ANIMAL RACIONAL tem o DEVER de proteger os animais e não o direito de os torturar!
Não estará na hora de revermos as nossas tradições, a forma como nos divertimos, a maneira como se manifesta a nossa existência no mundo? Se uma tradição é um ATENTADO CONTRA OS DIREITOS DOS ANIMAIS, porque não a eliminamos? Porventura o HOMEM É O DONO DO MUNDO? Quereremos comparar-nos com os homens que viveram na Idade Média?
Em Espanha e em Portugal existe a tradição da tourada, mas felizmente
não são todos os cidadãos espanhóis e portugueses que defendem a sua
existência... há MUITOS espanhóis e portugueses que são contra esta
"TRADIÇÃO"!
Aqui temos um exemplo...
A SPA - Sociedade Protectora dos Animais* atribuiu o Prémio Manuel de Arriaga 2010 a Ernest Benach (Presidente do Parlamento da Catalunha) pela abolição das touradas naquela região espanhola.
*Site Oficial: http://www.sp-animais.pt/SPAWEB/
*Site Oficial: http://www.sp-animais.pt/SPAWEB/
"... a proibição foi aprovada em resposta a uma iniciativa legislativa popular que recolheu mais de 180 mil assinaturas de apoio. A Catalunha foi pioneira na regulação dos direitos dos animais e neste sentido as touradas eram uma excepção, uma excepção que agora abolimos. Foi um debate controverso porque alguns quiseram transformá-lo numa questão económica ou identitária, no entanto conseguimos o realmente importante - evitar o sofrimento e a morte do animal, num espectáculo que alguns insistem em mascarar de cultura e tradição. Com este gesto a Catalunha deu um grande passo para uma sociedade mais justa e mais civilizada."
Ernest Benach
Os meus sinceros parabéns a Ernest Benach e aos mais de 180 mil cidadãos que lutaram por esta NOBRE CAUSA!
Porque é que não seguimos este exemplo em Portugal?
Partilhem! Todo o bem em acção merece DIVULGAÇÃO! Quem sabe se nos deixamos contagiar pela força de "nuestros hermanos"... ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário