Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Medicinas Complementares - Trabalho Conjunto da Medicina Convencional e Outras Terapias


Programa: Grande Reportagem SIC
Reportagem de: Miriam Alves
Data: 29 de Nov de 2012
Duração: 41:37 minutos


"Mas há também, cada vez mais médicos e especialistas de terapias não convencionais, que trabalham em conjunto, para garantirem aos doentes o melhor de vários mundos!"

"A grande reportagem SIC mostra-lhe como as várias formas de medicina podem ser complementares..."






Entrevistados:

- Mª João Cardoso (Médica Cirurgiã / Profª na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Responsável pela cirurgia na Unidade de Mama da Fundação Champalimaud / Fundadora do "Mama Help" - Porto);

- André Dourado (Biólogo / Naturopata no "Mama Help" - Porto);

- Carla Pinto (Utente do "Mama Help" - Porto);

- Nuno Oliveira (Homeopata);

- João Luís Videira (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa na Clínica do Rosário - Cascais); 

- Minnie Freudenthal (Médica especialista em Medicina Interna, na Clínica do Rosário - Cascais);

- Helena Pinto Ferreira (Médica especialista em Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Alcântara-Lisboa / Presidente da Sociedade Portuguesa Médica de Acupuntura);

- Deolinda Fernandes (Profª de Matemática e Ciências no Ensino Preparatório / Directora da ESMTC-Escola de Medicina Tradicional Chinesa);

- José Faro (Director da ESMTC-Escola de Medicina Tradicional Chinesa);

- Francisco George (Director-geral de Saúde);

- Diogo Aresta Branco (Gestor);

- Rita Campos (Consultora de Recursos Humanos);

- Alexandre Ferreira de Almeida (Farmacêutico que produz medicamentos homeopáticos para humanos e animais, no Laboratório da Farmácia Melo - Amadora, que garante o fornecimento a farmácias de todo o país e a médicos veterinários).


Esta EXCELENTE reportagem PROVA-NOS que É POSSÍVEL os profissionais de medicina CONVENCIONAL e NÃO CONVENCIONAL substituírem o antagonismo pela COMPLEMENTARIDADE e a competitividade pela COOPERAÇÃO, partilhando o mesmo objectivo - a SAÚDE do doente! Sim, É POSSÍVEL!!!

Algo está a MUDAR...  :-)


VALE A PENA assistir! RECOMENDO vivamente!

2 comentários:

  1. Sempre foi possível,sempre,
    Sempre foi possível ao ser humano em qualquer época somar conhecimentos gerais que possam beneficiar aos seus iguais.
    O difícil e quase impossível é o homem dito moderno se despir de sua vaidade pessoal ou de grupos afins,de sua soberba,seu egoísmo pessoal e finalmente entender que como um passageiro do tempo ele mesmo deveria jamais esquecer que a história vem de passado, passando no presente e pensando no futuro.
    O conhecimento ocidental da medicina é oriunda dos povos antigos e principalmente dos povos orientais que,antes de agredir um corpo material humano buscava em sua história de vida algo que pudesse orientar a um tratamento eficaz para curar o doente e não como mais um número humano que seria olhado no futuro como um contribuidor de salários aos interesseiros do tipo da medicina moderna.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Ira!

    Todas as áreas do conhecimento estão em constante EVOLUÇÃO e a MEDICINA não é excepção. No entanto, para se acompanhar essa evolução é preciso ABERTURA de espírito, DEDICAÇÃO, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE e uma genuína vontade de querer APRENDER MAIS, para fazer MELHOR pelo próximo!

    Felizmente (este vídeo é uma boa prova), já há BONS EXEMPLOS de profissionais que abraçam a medicina, ou as várias formas de medicina, dessa forma e o mais interessante... EM EQUIPA, REUNINDO, aplicando e RESPEITANDO os diferentes tipos de conhecimento e terapias, em função da SAÚDE do paciente!

    Espero sinceramente que estes exemplos se MULTIPLIQUEM mais e mais... :-)

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar