Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Super URGENTE: MATILHA DA RÉGUA….. CAPTURA E ESTERILIZAÇÃO DE 10 CADELAS!


Recebi este PEDIDO DE AJUDA por email...




















!Os problemas surgem de todos os lados e as situações são cada vez mais alarmantes, desesperadas e não temos capacidade para chegar a todas, mas há aquelas que não podemos ficar indiferentes! Este caso que aqui venho relatar, acontece nos arredores da cidade da Régua e nos últimos tempos, devido ao abandono de animais, a situação agravou-se!!

É um problema deveras urgente e complicado devido ao nº de animais envolvidos, aos seus problemas e necessidades, mas temos que tentar tudo por tudo!

Durante 4 anos apenas 3 pessoas acompanham esta matilha de mais perto, foram pedindo ajuda a uns e outros, entidades oficiais e nada!! Até que o pedido chegou a mim e não posso ficar indiferente, por isso aqui estou eu a pedir ajuda, a cada um / a cada pessoa que receber este email!

POR FAVOR, AJUDE COMO PUDER, MAS TEMOS QUE TRAVAR PELO MENOS, AS NINHADAS QUE ESTÃO PRÓXIMAS!

Soube deste caso à poucas semanas, da visita feita ao local no passado Sábado, dia 29 Março e da conversa com as  3 pessoas que diariamente lhes dão alguma comida, pelo menos fazem o sacrifício de lhes dar uma a duas refeições por dia, pode não ser muita quantidade/qualidade, mas é alimento, aqui está o resumo da matilha que temos que controlar:

·        26 cães e cadelas
·        10 são cadelas: 4 já estão prenhas e 2 no cio!!!

Está constituído um pequeno grupo para as começar a capturar – apenas 5 pessoas, entre elas uma médica veterinária – para já, não são necessárias muito mais para não criar confusão. Estão delineadas algumas estratégias para as  poder capturar, começamos as capturas no passado Sábado, 5 de Abril, não há tempo a perder! Porque se falharmos, temos que pedir ajuda a outras pessoas com mais experiência e usando outras formas (ex. dardos, armadilhas).

MATILHA: Algumas destas cadelas já pariram; houve gente que levou as ninhadas e segundo relatos os mesmos bebes foram vendidos nas feiras e outros recolhidos pelo canil intermunicipal, deixando para trás as cadelas mães completamente desnorteadas; já houve cães envenenados e atropelados; lutas entre cães da mesma matilha devido ao cio; grupos de 10 animais são vistos frequentemente pela cidade em busca de comida; são cães de médio a grande porte, mas por incrível que pareça não criam problemas com as pessoas, são amistosos e não são selvagens, apenas fugidios das pessoas, têm medo… aproximam-se mas fogem ao mínimo gesto!!

Muitos deles tiveram dono, pois tentam chegar-se a nós e estão atentos e entendem o que falamos, mas não se deixam tocar!! O HOMEM JÁ FEZ MUITO MAL A ESTES ANIMAIS!!

Contamos com a colaboração da Clinica REGUAVET, na Régua, como habitualmente nos ajuda nestes casos através da presença de uma da médica veterinária no local, cedência de meios de transporte para a Clinica; as cadelas vão ser esterilizadas, desparasitadas interna e externamente e irão fazer o recobro nas mesmas instalações, portanto melhor ajuda para esta grande “aventura” não poderíamos ter!!

Agora os custos vão ser grandes, não estamos a pensar que iremos capturar as cadelas todas de uma vez só, mas pode demorar semanas; temos que aplicar no terreno várias possibilidades; mas precisamos DE AJUDAS, PRECISAMOS DE DINHEIRO para fazer frente a todos estes gastos porque, NÃO TEMOS DINHEIRO!!!

Ajudas não há nenhumas por aquelas bandas, as “gentes” da Régua não são sensíveis a esta causa e ninhadas são para deitar ao rio – é a dita “natureza do animal” – portanto precisamos de todos!!

Todos somos voluntários, mas há o custo da Clínica, mesmo por pouco temos que pagar, pelo que o orçamento está em anexo, mas claro que não paga toda a ajuda, a boa vontade que têm para connosco e para com os animais, mas há sempre gastos que não podemos fugir. As fotos que se anexam são do local a onde se encontram e principalmente, o grupo das cadelas.

De qualquer forma, iremos promover a adopção das cadelas e dos cães que possamos apanhar porque todos eles são sociáveis, iremos publicar fotos e quem sabe... podem ter melhor sorte, do que aquela que têm tido até este momento!!

Todas as informações poderão ser comprovadas junto da Clínica REGUAVET, aqui deixamos os contactos:

Rua Custódio José Vieira

5050 Peso da Régua
Telef. 254 313 918

Email: reguavet@gmail.com

Médica Veterinária: Dra. Celina Relva: telef. 935730983

Para ajudas e donativos foi aberta uma conta em nome de MATILHA DA RÉGUA, cujo NIB está abaixo; assiduamente prestaremos contas dos valores transferidos e quem os deu; qualquer pessoa que solicite também poderemos fornecer o extracto da conta bancária para comprovar os depósitos ou transferência feitas para esta matilha e MAIS SOLICITAMOS: que nos enviem por email a cópia da transferência ou alguma informação escrita para podermos anotar e manter sempre a informação actualizada:

NIB: 0079 0000 6134 0597 1019 3

Banco BIC - Balcão da Régua

Nome: MATILHA DA RÉGUA



LEMBRE-SE: ELES CONTAM CONNOSCO E CONSIGO, PARA LHES DAR AlGUMA QUALIDADE DE VIDA!!! AJUDEM-NOS....


Nota: apenas junto algumas fotografias, temos muitas mais mais poderão ser visualizadas na página do facebook!"

Contactos:
Angelina Gomes Correia
Tlm: 936061166
E-mail: angelinagomescorreia@gmail.com

Vera Valente
Tlm: 925598452
E-mail: veruskavalente2@gmail.com



Orçamento Esterilização Matilha Peso da Régua...






Sem comentários:

Enviar um comentário