Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sábado, 23 de junho de 2012

A Armadilha da Globalização - O Assalto à Democracia e ao bem-estar Social





A Armadilha da Globalização
O Assalto à Democracia e ao bem-estar Social
Autores: Hans Martin e Harald Schumann
Edição/reimpressão: 2000
Editor: Terramar
  

Sinopse
Este livro, recebeu o prémio do "melhor livro político" de 1997, pela Fundação Bruno Kreisky, Viena. Explora o avanço da globalização e das suas consequências para o emprego e a democracia.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-armadilha-da-globalizacao/a/id/85338 



Faz pouco tempo partilhei neste blog o artigo - "O trabalho deixou de proteger as pessoas da pobreza", da autoria de Natália Faria (Público). Podem ver na página: http://euprocuroeuencontro.blogspot.pt/2012/06/o-trabalho-deixou-de-proteger-as.html

Já faz alguns anos que alguns especialistas em prospectiva* têm vindo a afirmar que no futuro não existirá trabalho disponível para uma GRANDE PARTE da população (o sistema não precisará mais desta para o mundo do trabalho) e que assim sendo, estas pessoas viverão de uma espécie de subsídio... Certeiros?

Quando li o artigo acima citado, lembrei-me que faz alguns anos, eu tinha ido com um familiar à Fnac e ele esteve a consultar um livro, que na altura nos pareceu muito interessante, no qual se analisava precisamente esta temática e o livro era este! Não me admira que tenha conquistado o prémio acima mencionado... Recordo-me que ainda ficamos um bom tempo a falar sobre este assunto...



Faz pouco fiz uma pesquisa pela Internet, na tentativa de encontrar algumas citações deste livro para partilhar aqui e encontrei um blog - DISSIDENTE-X , que já tinha um post sobre este livro, com várias citações do mesmo, informação sobre os autores e sobre o conceito - "Tittytainment", que para quem se interessar por este tema, VALE A PENA LER! Recomendo vivamente!

A página é esta: http://dissidentex.wordpress.com/2008/06/09/a-armadilha-da-globalizacao-livro/ 


Comentários do autor do blog...

"Em 1998, um jornalista austríaco (H. P. Martin) e um alemão (H. Schumann), escreveram em conjunto um livro chamado a “Armadilha da globalização”. Sub titulo: o assalto à democracia e ao bem estar social. 

O livro, em todos os seus aspectos é aterrador, precisamente porque é convincente. (Nos dias de hoje em alguns aspectos já está datado, mas mesmo assim é válido)

Descreve-se de forma precisa, quais é que são as decisões, e as ideias de decisões a tomar que estavam a ser discutidas naquela altura, pelos gestores de topo e políticos do mundo. O que se chama(va) “globalização” e como era visto em 1997/1998.

O actual capitalismo está a gerar nem emprego nem desenvolvimento económico, só crescimento económico-financeiro. Pela primeira vez na  história do capitalismo ele é incapaz de gerar emprego. 

Então para que serve o capitalismo? Para que serve um sistema cujos principais objectivos estão a falhar? ? 

Todos os países que importaram o modelo de capitalismo americano – chamado também de globalização – na parte económica e social, estão a ter inúmeros problemas.
Essa importação cria danos sociais e económicos tremendos às populações ou países que adoptaram isto"  


Hans-Peter Martin:

Site: http://www.hpmartin.net/

Biografia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hans-Peter_Martin
http://www.answers.com/topic/hans-peter-martin 


Harald Schumann:

Inf: http://www.presseurop.eu/pt/content/author/1544191-harald-schumann

Entrevistas (em inglês):
http://www.goethe.de/ges/pok/sup/en7568796.htm
http://www.abc.net.au/foreign/stories/s303159.htm
 




Nota: Este livro também existe em Pt-Br e inglês:


The Global Trap: Globalization and the Assault on Prosperity and Democracy  







A Armadilha da Globalizacao - Martin, Hans Peter







*Prospectiva - é o estudo das causas técnicas, científicas, económicas e sociais que aceleram a evolução do mundo moderno e previsão das situações que poderão derivar das suas influências conjugadas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário