Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

El Orden Criminal del Mundo (A Ordem Criminosa do Mundo)



Excerto do documentário (legendado em Pt-Br)...





Documentário completo (legendado em Pt-Br)...




"Excelente!
Documentário exibido pela TVE espanhola, que aborda a visão de dois grandes humanistas contemporâneos sobre o mundo atual: Eduardo Galeano e Jean Ziegler.
Pode-se dizer que há algo de profético em seus depoimentos, pois o documentário foi feito antes da crise que assolou os países periféricos da Europa, como a Espanha.
A Ordem Criminal do Mundo, o cinismo assassino que a cada dia enriquece uma pequena oligarquia mundial em detrimento da miséria de cada vez mais pessoas pelo mundo. O poder se concentrando cada vez mais nas mãos de poucos, os direitos das pessoas cada vez mais restritos. As corporações controlando os governos de quase todo o planeta, dispondo também de instituições como FMI, OMC e Banco Mundial para defender seus interesses. Hoje 500 empresas detém mais de 50% do PIB Mundial, muitas delas pertencentes a um mesmo grupo. (Docverdade)"

Publicado em 20  de Outubro de 2011 


"Jean Seagler é uma das mentes mais lúcidas da esquerda europeia. Professor de Sociologia nas universidades de Sorbone e Genebra, seus ensaios políticos deram-lhe prestígio mundial. Há muitos anos que as suas análises radicais ressoam no seio da Segunda Internacional e suas informações como relator das Nações Unidas constituem inapeláveis registos de acusação contra a injusta distribuição da riqueza."

"Eduardo Galeano é um dos intelectuais mais respeitados da esquerda Latino-Americana. Um valente trabalho jornalístico de clara oposição à barbárie militar no Cone Sul, o forçou ao exílio. Seu insubornável compromisso ético que se manifesta em toda a sua obra por meio de uma deliciosa ironia poética, valeu-lhe o reconhecimento internacional da sua figura literária."

"As vozes críticas de Galeano e Seagler se cruzam para desnudar e retratar o implacável sistema de poder que parece estar se consolidando nos inícios do século XXI. E ás suas opiniões se somam as de outras personalidades como: o dirigente campesino colombiano Héctor Mondragón, os missionários espanhóis na África - José Callado e Angel Ularan, o jurista norte-americano William Gutman, a ex-ministra da cultura do Mali - Aminata Traoré, o juíz espanhol Baltazar Garzón e o escritor argentino Ernesto Sábato, numa tentativa comum de examinar a nova ordem do mundo." 


Sobre Eduardo Galeano:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Galeano
http://en.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Galeano 



Este é sem dúvida um documentário de excelência, que merece toda a nossa atenção e divulgação! Deveria ser visto por todos os cidadãos do mundo, pois é tremendamente esclarecedor! Recomendo vivamente!

Divulguem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário