Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Campanhas de Esterilização de Cães e Gatos


Na sequência do meu post - "Quer realmente ajudar os animais? Então, comece por ajudar as pessoas!", recebi da Rosário Almeida (APAAE – Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante*)  estas duas sugestões: 


I - Estimadas Associações e Protetores Independentes:

Vamos, todos juntos, dar voz aos animais!!
Todos sabemos que o envolvimento dos organismos Estatais no controlo humanitário á superpopulação animal é uma necessidade urgente.

Tal como um dia se erradicou a raiva, temos hoje de realizar, em regime oficial, campanhas de esterilização/castração de cães/gatos.

Se, para o efeito, for aproveitado o trabalho dos veterinários municipais, o Estado Português não fica financeiramente sobrecarregado pois estes profissionais já são funcionários públicos.

É uma questão de organização e de vontade política por parte do Ministério da Agricultura.

VAMOS, TODOS JUNTOS, ENVIAR CARTAS OU E-MAIL PARA: gabinete.ministro@mamaot.gov.pt




Exma. Senhora Ministra Assunção Cristas, 
Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Praça do Comércio - 1149-010 Lisboa 
                            

Assunto: Campanhas em Regime Oficial de Esterilização de Cães e Gatos / Consultórios Veterinários Municipais.


Excelência,

Solicitamos a V. Exa. a  realização, em regime oficial, de Campanhas de Esterilização de Cães e Gatos, à semelhança das Campanhas Anti-Rábicas.

Dirigimo-nos a V. Exª pedindo-lhe que a Direcção Geral de Veterinária coordene, em estreita colaboração com as câmaras municipais, centros de recolha oficias e médicos veterinários municipais, pelo menos uma Campanha Anual de Esterilização de Cães e Gatos. Sugerimos que envolvam ainda outras entidades, Associações e empresas julgadas úteis.

Permita:
- pôr termo ao abate estimado em mais de 100 000 animais por ano, praticado pelos canis;
- reduzir a sobrepopulação de animais de companhia;
- evitar o abandono daí decorrente;
- esterilizar os animais de companhia de pessoas economicamente desfavorecidas.

Para além de eticamente condenável, esta política assente nos abates não tem resolvido o problema do abandono de cães e gatos, que não cessa de se agravar de ano para ano. Esterilizar constitui um procedimento menos dispendioso que eutanasiar e com mais resultados a médio prazo.
Só a esterilização, ao eliminar a procriação indesejada, particularmente dos animais errantes e negligenciados, conseguirá adequar o número de cães e gatos ao dos donos responsáveis existentes no país.
A esterilização, praticada pelos veterinários nos canis municipais, ou através de protocolos, a preços reduzidos, em clínicas privadas, revela-se a forma mais eficaz e menos dispendiosa de progressivamente reduzir o abandono.

Salvo exceções pontuais, as associações portuguesas de defesa dos animais são as únicas entidades a praticar a esterilização gratuita ou a preços reduzidos. As associações não podem substituir-se ao governo português.

Assim, as esterilizações de animais deverão ser realizadas pelos Veterinários Municipais, profissionais competentes para o efeito e trabalhadores da função pública, não havendo por isso oneração nas despesas do Estado. 

Ainda, deverão ser criados CONSULTÓRIOS VETERINÁRIOS MUNICIPAIS, para que se crie uma alternativa acessível a qualquer cidadão em termos de primeiros cuidados veterinários aos seus animais e para que se quebre a dependência da exclusividade e consequente especulação do setor privado.

Excelência,
Por toda a parte se multiplicam as associações de defesa dos animais.
No país aumenta o número de pessoas que convive com animais de estimação. 
Escrevemos sobre questões de saúde pública. Pedimos-lhe que não ignore a nossa luta e que quebre o ciclo de intervenções ineficazes, erráticas e cruéis, que Portugal tem vivido até à data.

Esperando a melhor atenção de V.Exa.,
Com os melhores cumprimentos.




II - Estimada Associação de Protecção Animal:

Temos vindo a incentivar as Associações de Proteção Animal, nossas congéneres, assim como os protetores independentes, para que enviem pedidos á Sra. Ministra da Agricultura no sentido de se criarem consultórios veterinários municipais em todos os Concelhos, de modo concertado e a nível nacional, e serem realizadas esterilizações/castrações em Regime Oficial, a custos justos e controlados, o que não oneraria em nada o Estado Português e criaria uma alternativa ao setor privado, o único recurso disponível, em termos de medicina veterinária, em Portugal.

Porém, os consultórios veterinários municipais podem ser criados unicamente por vontade política e decisão autárquica. Basta ir uma proposta neste sentido á Assembleia Municipal, apresentada pelo respetivo Presidente da Câmara e veterinário municipal. Essa proposta deverá incluir uma tabela de preços pelos serviços prestados, um horário de atendimento e um local destinado ao mesmo (gabinete). Deverá também ser ressaltada a necessidade de uma tabela especial para munícipes de baixos rendimentos.

Portanto, se for vontade do executivo camarário, a decisão para a criação do consultório veterinário municipal, pode ser tomada localmente, em sede de município.

Esta é uma sugestão que as Associações podem apresentar ao respetivo Presidente da Câmara, de quem o veterinário municipal depende diretamente.

Acreditamos que, se não a nível nacional podemos, Concelho a Concelho, tornar mais acessíveis a todos, os cuidados veterinários básicos a que todos os animais, independentemente das posses financeiras dos seus donos, deviam ter direito e acesso facilitado.

Com amizade, contamos com o empenho de todas as Associações de Proteção Animal para que, se assim o entenderem, levem esta sugestão aos executivos municipais.

Um abraço.

Pel’ A APAAE

Rosário Almeida


"As Câmaras possuem os seus veterinários, é só colocá-los pelo menos um dia por semana, a atender os seus munícipes de modo mais alargado. Um atendimento que vá além da mera vacinação antirábica e identificação electrónica.

Para tal necessitam de um gabinete, o que a maioria já possui e de uma pequena sala cirúrgica destinada ás esterilizações o que, para qualquer autarquia é um investimento mínimo.

Se a considerarem pertinente, divulguem esta ideia pelas Associações, pois necessitamos de mais unidade e concertação entre todas. Somos muitos e, portanto, se nos unirmos temos força."

Rosário Almeida (APAAE)


*APAAE – Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante
Castelo Branco - Portugal
Site Oficial: http://www.apaae.pt/

"Quer realmente ajudar os animais? Então, comece por ajudar as pessoas!"


De acordo com a situação económica actual do pais, se seguirmos a primeira sugestão (submetermos um pedido junto do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território) talvez o resultado seja idêntico ao resultado do abaixo-assinado, apresentado em 2010 - "devido às restrições orçamentais não é possível iniciar diligências nesse sentido"... :(

No entanto, se seguirmos a segunda sugestão (submeter a proposta a executivo camarário, ou seja apelar ao PRESIDENTE DA CÂMARA e ao VETERINÁRIO MUNICIPAL para que eles apresentem a mesma em ASSEMBLEIA MUNICIPAL), como a decisão da criação de um consultório veterinário municipal, pode ser tomada localmente, em sede de município, talvez consigamos atingir o nosso objectivo - Campanha de Esterilização de Cães e Gatos, mais rapidamente! :)  

Esta é uma tarefa que deveria ser da inteira responsabilidade das CÂMARAS MUNICIPAIS e não das associações de protecção de animais ou grupos de cidadãos que se dedicam à protecção animal! Logo, cabe às associações de protecção animal, grupos independentes de protecção animal e a todos os cidadãos o DEVER de apelar aos respectivos PRESIDENTES DAS CÂMARAS MUNICIPAIS e VETERINÁRIOS MUNICIPAIS para que estes tomem todas as providências necessárias para que esta campanha deixe de ser um SONHO de alguns que não suportam ver os animais sofrer e se torne uma REALIDADE aos olhos de todos! SE NÃO LUTARMOS, NADA OBTEREMOS e continuaremos a assistir ao abate de cerca de 100 000 ANIMAIS POR ANO... É esta a realidade que queremos para os animais, em pleno Séc. XXI?


Peço a vossa atenção... 

O veterinário municipal de Castelo Branco, sensibilizado com os apelos da APAAE já faz atendimento gratuito aos munícipes, todas as segundas-feiras à tarde, e já está a ser construída uma pequena sala cirúrgica para que o mesmo possa esterilizar a custos muito reduzidos ou até zero, dependendo das posses dos donos. A Câmara Municipal dá os materiais e os voluntários da APPAE constroem a sala cirúrgica (que em princípio ficará pronta até Outubro)!!!

Como podem verificar, esta ideia já DEU FRUTOS num município... Agora é só LUTARMOS PARA QUE esta realidade exista em todos os outros municípios! As associações/grupos independentes de cada cidade podem UNIR-SE, criar um abaixo-assinado (seguindo por exemplo, o modelo da carta dirigida à Ministra Assunção Cristas), recolher (juntamente com os cidadãos que queiram participar) as assinaturas junto de toda a população local e apresentar esta proposta junto do veterinário municipal e do Presidente da Câmara! Quem sabe outros veterinários e outros Presidentes da Câmara se juntam a esta CAUSA... ;) 



DIVULGUEM! FAÇAM ACONTECER!!! :)

4 comentários:

  1. Se uma idéia deu fruto em um municipio,dissemina-se tal idéia,é o óbvio ululante.
    A vontade política na maioria das vezes é um empecilho gritante contra uma relidade óbvia.
    Mudar tal quadro para resolver situações em desequilibrio é só uma questão de bom senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de partilhar convosco esta informação que recebi por email:

      "Dois bons exemplos de consultórios veterinários municipais em Portugal, que prestam valioso apoio aos animais dos munícipes, são os de Odivelas e S. Brás e Alportel."

      Rosário Almeida
      (APAAE – Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante)

      Eliminar
  2. Em nome de todos os animais, venho agradecer este post. Vou já enviar os e-mails e divulgar o mais possível.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Ana Paula! :)

    Eu é que agradeço pela atenção dispensada e por colaborar, divulgando esta informação!

    Bem-haja!

    Um abraço!

    ResponderEliminar