Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dolphin Rescue Hawaii





Um grupo de mergulhadores é surpreendido com um pedido de ajuda de um golfinho, enquanto realizava mergulho nocturno em Kona-Hawaii... Vejam! Vale a pena!


É inegável que os animais PENSAM e SENTEM, tal e qual como nós, humanos! Os golfinhos são animais extremamente AFECTUOSOS, INTELIGENTES, BRINCALHÕES e interagem muito bem com o homem!

Faz alguns anos, descobri um livro na Fnac que relatava CASOS DE SUCESSO em França, de doentes com autismo (adultos), que começaram a comunicar-se pela primeira vez com o mundo exterior, após terem sido submetidos a sessões de terapia com golfinhos - DELFINOTERAPIA! Nessa altura eu desconhecia por completo esta terapia e fiquei muito surpreendida e ao mesmo tempo maravilhada... Hoje, esta terapia complementar já é mais conhecida e é aplicada em vários países, sendo utilizada como tratamento para várias doenças, em crianças, adultos e idosos.

Não sei se já conhecem esta terapia... Na Internet encontrei estes dois artigos que explicam em que consiste esta terapia, em que países é aplicada, porque são utilizados os golfinhos, etc:

Blog: Sou Autista e Sou Capaz!
Artigo: Delfinoterapia
VER: http://souautistaesoucapaz.blogspot.pt/2009/01/delfinoterapia-terapia-assistida-com.html

Blog: Bichinhos Terapeutas
Artigo: Delfinoterapia
VER: http://terapianimali.blogspot.pt/p/delfinoterapia.html 


É incrível a confiança que o golfinho depositava no mergulhador que  estava a ajudá-lo! ADOREI assistir a este momento! 


Eu ADORO baleias e golfinhos! Estes sim são MESTRES em afectividade!

"O córtex pré-frontal só está plenamente desenvolvido no homem e na baleia (grupo genérico que compreende simultâneamente as orcas, os golfinhos e as baleias brancas e cinzentas). Dir-se-ia que esta última consegue usá-lo melhor do que nós. O lobo frontal não nos confere só aptidões para a antecipação e a consciência dos nossos actos, abre-nos também à consciência das emoções dos outros. É o órgão do altruísmo e da compaixão, que são atitudes nitidamente mais evidentes entre baleias do que entre os homens. Já foi visto uma delas salvar um pescador caído de um barco baleeiro enquanto o arpão lhe despedaçava os flancos. Qual era o ser humano capaz desta abnegação?"

Isabelle Filliozat
"A inteligência do Coração"
Páginas 72/3

Esta é a transcrição de uma página de um livro de psicologia muito interessante, que eu tenho cá em casa e que adorei ler! Gosto muito da autora, pois vai "muito à frente" na área da psicologia! :)

Ver : http://euprocuroeuencontro.blogspot.pt/search/label/Isabelle%20Filliozat


 

2 comentários:

  1. "Bem aventurados os bons de espírito, porque deles é o Reino dos Céus"

    ResponderEliminar