Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Gato preto da Volkswagen irrita protetores dos animais

 


Uma das montagens contra a Volkswagen


"São Paulo - Um comercial criado pela Almap BBDO para a Volkswagen criou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira, 4. O anúncio mostrava uma pessoa estacionando um carro vermelho e sugeria que objetos de “sorte” e dispositivos de segurança do veículo teriam ajudado o motorista a estacionar em um local difícil. No final, um gato preto pula no capô, indicando que não dava para ter sorte o tempo todo.
Donos de gatos e protetores de bichos de estimação acharam que o vídeo era uma forma de estimular maus-tratos contra o animal retratado. Páginas do Facebook como a "Apaixonado por Gatos" se prontificaram a defender o bichano.

"Gostaria de demonstrar minha raiva e decepção com a empresa em relação ao comercial mencionando o Gato Preto como objeto de azar", disse uma consumidora em postagem num site de reclamações.

"Não é porque vivemos num país democrático que temos que achar normal o desrespeito com os animais, o que mostrou a Volkswagen com esta propaganda", vociferou outra na própria fanpage da montadora alemã.

As reclamações surtiram efeito e a Volkswagen do Brasil emitiu nota esclarecendo que o comercial de varejo denominado "Superstição" será retirado do ar nesta quarta-feira, 6, "em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais", explicou a empresa.

O interessante nesta história é que o tal gato preto, motivo da discórdia aqui apresentada, já protagonizou diversas peças publicitárias. O Adnews relembra algumas delas abaixo."


Publicado em 05 de Fev de 2013


Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/volkswagen-e-a-polemica-do-gato-preto



Na mesma data foi publicada outra notícia...


Volkswagen vai tirar do ar comercial com gato preto

O filme faz referência à crença popular que associa gatos pretos à falta de sorte e recebeu críticas de protetores dos animais

"São Paulo - Após repercussão negativa nas redes sociais, o comercial "Superstição", da Volkswagen, será retirado do ar. O filme faz referência à crença popular que associa gatos pretos à falta de sorte e recebeu duras críticas de donos de gatos e protetores de animais.

A empresa informou em comunicado oficial que a peça criada pela Almap BBDO deixará de ser exibida a partir da quarta-feira, 6 de fevereiro, “em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema”. 









Até posso acreditar que a Volkswagen não tivesse a intenção de através desta publicidade incentivar os consumidores aos maus tratos contra os animais... Afinal, todos sabemos que a intenção original desta empresa é VENDER CARROS. Mas não podemos esquecer-nos que através dos anúncios publicitários, as empresas conseguem influenciar as massas e assim sendo deveriam ter um CUIDADO RIGOROSO na selecção das ideias propostas para a realização dos seus anúncios publicitários. Neste caso, a ideia de utilizarem uma velha (para não dizer CADUCA) superstição que associa o gato preto ao azar, foi tudo MENOS UMA IDEIA GENIAL! Por causa de superstições absurdas, ao longo dos tempos os gatos pretos têm sido VÍTIMAS DE PRECONCEITO e pior ainda, têm sido utilizados em rituais satânicos! Por isso, em pleno Séc. XXI, anúncios publicitários como este anúncio da Volkswagen não fazem qualquer sentido e são absolutamente LAMENTÁVEIS, pois só vêm REFORÇAR AINDA MAIS a SUPERSTIÇÃO e o PRECONCEITO no inconsciente colectivo! Seria de louvar sim, se a Volkswagen tivesse escolhido um anúncio, que de alguma forma reforçasse e incentivasse o RESPEITO AOS ANIMAIS...

Em relação aos consumidores que reclamaram, lutando para que este comercial fosse retirado... INDIGNARAM-SE, UNIRAM-SE, MANIFESTARAM-SE e CONSEGUIRAM atingir o seu objectivo! Melhor é impossível! Estão de PARABÉNS! Reclamar junto das empresas é um DIREITO e UM DEVER do consumidor consciente, sempre que as empresas adoptam comportamentos impróprios perante o consumidor e ainda mais quando se trata da defesa dos animais, que não têm "VOZ" para se defenderem sozinhos...

Fiquei MUITO FELIZ com este resultado, pois o mesmo é a prova de que a UNIÃO DOS CIDADÃOS FAZ A FORÇA! E o melhor é que toda a intervenção foi feita pela INTERNET!

As empresas estão habituadas a MANIPULAR as massas, em função dos seus interesses económicos, mas desta vez, correu mal... Os cidadãos / consumidores  mostraram claramente que têm capacidade de pensar pela sua própria cabeça, que NÃO GOSTAM, NÃO QUEREM SER MANIPULADOS, e que NÃO ACEITAM que os DIREITOS DOS ANIMAIS sejam desrespeitados.Este é sem dúvida o CAMINHO A SEGUIR por uma sociedade consciente dos seus DIREITOS e dos seus DEVERES! :)


2 comentários:

  1. É,ter um gato preto como companhia é salutar,faz bem a saúde,é um ser vivo.
    Aliás,de qualquer cor ou raça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ira, não poderia estar mais de acordo! :) Não é por acaso que os ANIMAIS e o HOMEM coabitam no mesmo planeta... Todos estamos evoluindo e o melhor caminho para a evolução é a INTERAJUDA! Os humanos podem ajudar os animais, assim como os animais podem ajudar os humanos... Actualmente, na Internet não faltam testemunhos e estudos que nos comprovam os efeitos benéficos da convivência com gatos, cães e outros animais, sobre a saúde física, psíquica (e eu diria até espiritual ) do homem! Bons exemplos são os animais terapeutas, que têm sido utilizados com muito sucesso no auxilio de tratamento de doenças físicas e mentais dos humanos. :)

      Um abraço!

      Eliminar