Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sábado, 19 de maio de 2012

Os Donos de Portugal






Realização: Jorge Costa
Género: Documentário
Duranção: 48 min
Data: 24 Abr 2012 


Os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.


"Donos de Portugal é um documentário sobre 100 anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.
Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e das relações intestinas com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.
Quando a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui."

Fonte / Ver o documentário: http://www.rtp.pt/programa/tv/p28826


Também podem ver este documentário no YouTube:






 RTP mostra a teia política e económica d'Os Donos de Portugal


"... Analisados 115 currículos de governantes do último século, o documentário conclui, com especial relevância para o PSD, que "entre política e negócios o trânsito é permanente e muito intenso". E que "esta promiscuidade cria um sistema de enriquecimento rápido e uma ascensão social vertiginosamente rápida", nas palavras de Jorge Costa.

Duas afirmações no documentário explicam quase tudo. A primeira é que "o lugar num ministério é hoje trampolim para uma vertiginosa ascensão social através de remunerações com que muitos quadros partidários nunca sonharam, nem no partido nem nas suas profissões". E a segunda vai ao âmago da corrupção: "Quem dirigiu a privatização passa a dirigir o que privatizou, quem adjudicou a obra pública passa a liderar a construtora escolhida, quem negociou pelo Estado a parceria público-privada passa a gerir a renda que antes atribuiu ou vice-versa."

O filme acaba por procurar contribuir para a discussão da natureza da crise actual. É um filme que discute quem é que viveu afinal acima das nossas possibilidades", afirma Jorge Costa. O documentário termina com uma reflexão: "Sob o regime da dívida, a própria democracia política é ameaçada." No final, sobressai o retrato de um Portugal cada vez mais dependente das importações, refém do desemprego e da crise financeira internacional, que abandonou o Estado social e aumentou os impostos sobre o consumo. Numa última imagem, o que resta é um país que agoniza. Um país deprimido e, sempre, um país deprimente no círculo fechado dos negócios e da política."
...

Rita Brandão Guerra

Publicado em  24 de Abr de 2012



Este é um excelente documentário que deveria ser visto por todos os cidadãos! Todos devemos conhecer a verdade, por muito que esta possa ser dolorosa ou até mesmo repugnante. Devemos ser cidadãos conscientes e informados para não nos deixarmos enganar pelas aparências e pelas falsas "boas intenções"... Agora compreendo como é que o povo continua na miséria e como algumas famílias continuam a aumentar o seu vasto património... Passam os anos, mudam-se os nomes, mas a realidade continua a mesma... A indigência de muitos é a riqueza de uns poucos!

Recomendo vivamente!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário