Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Não são os ricos que criam empregos, são os consumidores!





Publicado em 02/08/2012
 
"Numa palestra TED impressionante Nick Hanauer desmorona um dos mitos mais malignos associados ao capitalismo: de que os ricos merecem ter privilégios tais como impostos reduzidos para que possam continuar a desempenhar a sua suposta função social num sistema capitalista que é a de criar postos de trabalho.

Nick Hanauer é um empreendedor americano especializado em capital de risco. No dia 1 de Março de 2012 deu esta palestra numa das famosas conferências TED e os responsáveis desta organização sem fins lucrativos recusaram-se a publicá-la.

Nick afirma que é falsa a ideia de que "os ricos são criadores de emprego e que por isso não devem pagar impostos". Afirma antes que o verdadeiro criador de emprego é o consumidor da classe média.

Ainda que o site TED.com seja bem conhecido por difundir palestras bem provocadoras esta palestra não foi publicada no dito site."




Tomei a liberdade de transcrever...

"Portanto, senhoras e senhores, cá está uma ideia que VALE A PENA espalhar: numa economia capitalista, os verdadeiros CRIADORES de POSTOS DE TRABALHO são os CONSUMIDORES de CLASSE MÉDIA. E taxar os ricos para fazer investimentos que fazem a classe média crescer e prosperar, é exactamente A COISA MAIS INTELIGENTE que podemos fazer pela classe média, pelos pobres e pelos ricos."

Nick Hanauer



CONCORDO plenamente! Quem ganha mais, tem o DEVER de pagar MAIS!!! 

Depois digam-me que não há soluções para a crise em Portugal... Nós não sofremos de escassez de soluções! Sofremos sim de AUSÊNCIA de RESPONSABILIDADE pela parte daqueles que foram eleitos pelos cidadãos, como seus representantes e que tinham o DEVER de tomar todas as providências necessárias para obrigarem os RICOS a pagarem MAIS, mas que PROPOSITADAMENTE não o fazem! Não tenhamos ilusões... Estes senhores não pagarão impostos mais altos voluntariamente...  


Em Portugal só se começou a ouvir falar de CRISE na TV, quando a mesma começou a "bater à porta" dos cidadãos de classe média.  Porque será?

Até essa altura não faltavam sem-abrigo, dormindo nas ruas das grandes cidades nem famílias passando fome dentro das suas casas. No entanto, isso não era assunto que interessasse para os meios de comunicação social e muito poucos eram os cidadãos (voluntários de instituições de solidariedade social, alguns vizinhos e algumas pessoas conhecidas) que se importavam com o sofrimento dessas pessoas.

Hoje, após terem sido IMPOSTAS (À FORÇA) pelos governantes tantas MEDIDAS DE AUSTERIDADE, a classe média está em vias de extinção e a crise é o "prato do dia" nos meios de comunicação social! Pois é... Afinal, quem alimentava o consumo, quem fazia o dinheiro circular, não eram os ricos nem os pobres, mas sim os cidadãos de CLASSE MÉDIA! Ora, se os pobres já não tinham poder de compra, se os cidadãos de classe média estão a perder o seu poder de compra, como poderemos esperar algo que não seja uma ECONOMIA PARALISADA, ou seja um CONSUMO PARALISADO???  Penso que é precisamente este o alerta que Nick Hanauer quis fazer ao mundo, nesta palestra...

Muitos cidadãos perderam as suas casas, os seus carros, as suas lojas, por dívidas ao fisco, à segurança social e aos bancos e tendo em conta que estamos a falar de um país da UE, no qual o SMN (Salário Mínimo Nacional) é de 485€ (quando o aluguer de um apartamento T1 raramente é inferior a 300€, dependendo da cidade do país) e que na maior parte das famílias portuguesas há cada vez mais desempregados e desempregados de longa duração, não será difícil perceber a razão da existência dessas dívidas. E já não falo da situação dos pequenos empresários e dos empresários em nome individual neste país, pois em matéria de segurança social por exemplo, teria muito a dizer... Enfim... Cada vez mais se constata que só às grandes empresas é que são criadas condições para que as mesmas consigam manter a sua actividade!!!

Resta saber agora A QUEM é que o fisco, a segurança social, os bancos vão vender essas lojas, esses carros, essas casas que retiraram aos cidadãos "endividados"...

Sem comentários:

Enviar um comentário