Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo


"O que muita gente não sabe é que o Brasil é um dos maiores nomes mundiais em mortes de cavalos para consumo. Há mais de 50 anos, uma empresa localizada em Araguari, Minas Gerais, compra cavalos que não servem mais para o trabalho forçado, mata e vende os corpos em pedaços, principalmente para o mercado Europeu.

Ironicamente, o nome da empresa é “Frigoífico Prosperidad”. O matadouro mantém uma marca de carnes de cavalo chamada “Fava” e tem parcerias sólidas com a prefeitura da cidade de Araguari, município que fica a 671 km de Belo Horizonte e tem pouco mais de 100 mil habitantes.

Em seu site*, a empresa explica detalhadamente todos os procedimentos e alega que a carne de cavalo é saborosa e saudável."

No Youtube é possível assistir a um vídeo que mostra a empresa por dentro...





Abate de cavalos Brasil - Frigorífico Prosperidad (antigo Pomar S.A.) em Araguarí-MG 
 
Publicado em 30/12/2010
 
"Abate de cavalos no frigorífico Prosperidad (antigo Pomar S.A.) em Araguarí (este não é clandestino e é grande).

O abate de cavalos permite e incentiva práticas que levam os cavalos ao sofrimento não, necessariamente, sendo apenas o processo de abate, ruim.

O abate de cavalos leva à um loop infinito de problemas, permitindo situações como a criação despreocupada e inconsequente de cavalos pois aquele que não sair como desejado pode ser simplesmente descartado ao abate, facilita o abigeato (roubo de animais) uma vez que ao abater o cavalo e vender a carne, couro etc, qualquer prova do roubo é eliminada o ladrão ainda ganha o dinheiro, permite que muitos não dêm um mínimo cuidado aos cavalos como certos carroceiros que usufruem do cavalo até sua última gota de sangue sem cuidar direito, no dia que o cavalo não suporta mais, vende-o ao abatedouro e compra outro facilmente entre outras situações que, ao fechar o loop uma vez que é o abatedouro além de incentivar essas situações, sobrevive delas, é o que torna complicado a resolução dessas situações bem como prolonga os possíveis problemas e evita as resoluções.

Há quem prefira mandar o cavalo ao abatedouro à realizar eutanásia, inclusive, temo, como veterinário e proprietário de cavalos, que, com o tempo, fármacos (medicamentos) utilizados para a saúde dos equinos tornem-se proibidos no Brasil dificultando muito o trabalho de veterinários e o tratamento de cavalos que nem mesmo serão destinados à este fim.

Não existe, no Brasil, criação de cavalos para o abate, os cavalos são descartados, vendidos para o abatedouro por não servir mais ao propósito de seu proprietário, entretanto, ironicamente, conheço muita gente que adoraria e gostaria muito de ter um cavalo e não pode enquanto milhares de cavalos são simplesmente descartados para os abatedouros.

O abate não é necessário, nem para "matar a fome do mundo", muito menos para "que os cavalos não sofram".

Quem tiver interesse em falar comigo, é simples, basta ter um cadastro do youtube e mandar uma mensagem para mim, eu lerei e responderei com prazer.


 *Site (Facs): http://www.dsm-fava.com.br/faq.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário