Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

sexta-feira, 29 de março de 2013

Guarda Homem salvo por exame a que hospital "torceu o nariz"


"Um utente do hospital da Guarda, a quem apenas tinham sido diagnosticados problemas de flatulência, foi salvo por uma TAC, que aquela unidade hospitalar, num primeiro momento não queria levar a cabo. Foi a mulher que exigiu que o exame fosse feito, tendo permitido detectar que a sua aorta estava em risco de “rebentar”, relata o Jornal de Notícias."





O utente José Rosa queixava-se de uma dor abdominal aguda, pelo que se deslocou ao serviço de urgências do Hospital da Guarda. O diagnóstico que lhe foi feito, então, pelos médicos apontava para uma mera crise de flatulência. “Foi-me dito que não tinha mais do que gases”, conta José Rosa ao Jornal de Notícias.

Porém, os sintomas perduraram, e poucas horas após lhe ter sido dada alta o utente voltou a dirigir-se àquela unidade hospitalar, fazendo-se acompanhar da sua mulher, que, aflita com a situação, exigiu à médica de serviço que sujeitasse o seu marido a uma tomografia axial computorizada, vulgarmente conhecida por TAC. “Como me respondeu que o exame era muito dispendioso, disponibilizei-me a pagá-lo”, revela Maria dos Anjos Rosa.

A médica acabou por ceder à solicitação “por descargo de consciência”, sendo que o exame determinou que a José Rosa restariam 15 minutos de vida. A sua aorta estava a rebentar. O utente acabaria por ser transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi submetido a uma intervenção que lhe salvou a vida.

Publicado em 28 de Mar de 2013

Notícias ao Minuto



É para termos este tratamento no SNS (Serviço Nacional de Saúde) que nós FAZEMOS DESCONTOS TODOS OS MESES PARA A SEGURANÇA SOCIAL???

Quando vi o filme - "Sicko" (2007) de Michael Moore, pude perceber porque é que os procedimentos no SNS estão a mudar... A menos que O POVO PORTUGUÊS TOME UMA ATITUDE não vai tardar para que a realidade dos EUA (na área da Saúde) passe a ser a realidade em Portugal!!! 

Resta a questão... Não será que devagar, devagarinho (como é hábito, para não "levantar muitas ondas" de indignação), os nossos governantes estão a DESMANTELAR O SNS para EMPURRAREM os utentes para o privado, para as COMPANHIAS DE SEGUROS (que por "acaso" muitas vezes pertencem a bancos) e QUEM NÃO TIVER DINHEIRO, NÃO TERÁ DIREITO A CUIDADOS DE SAÚDE?

Se não fizermos algo AGORA para impedirmos que isso aconteça, talvez amanhã tenhamos que fazer aquilo que muitos grupos de cidadãos já fazem hoje pelos animais, só que desta vez, não estará em causa a recolha e protecção de animais abandonados na estrada, mas sim, a RECOLHA e PROTECÇÃO de DOENTES ABANDONADOS NA ESTRADA (por funcionários dos hospitais), pelo simples facto de estes não poderem pagar os cuidados de saúde, que tanto necessitam (como vi no filme acima citado)...


"1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover."

Artigo 64º
Saúde
Constituição da República Portuguesa 



Isto é INADMISSÍVEL!!! Mas, isto ainda não é o pior...

O pior  é sabermos que os HOSPITAIS (públicos) e os CENTROS DE SAÚDE estão a ser geridos como EMPRESAS e assim sendo, todos os médicos, enfermeiros e o resto do pessoal que trabalha nestes locais estão a receber ORDENS EXPRESSAS (do MINISTÉRIO DA SAÚDE) para POUPAREM, para REDUZIREM AO MÁXIMO a despesa que o ESTADO tem com a saúde dos portugueses... Esta redução de custos implica a NÃO REALIZAÇÃO de determinados exames de diagnóstico que são essenciais, mas que são caros para o Estado; a utilização de um determinado tipo de exame que acarreta MAIS PERIGOS para o utente, mas que fica mais barato para o Estado; a NÃO PRESCRIÇÃO de um determinado tipo de tratamento / medicamento aplicado no hospital, que é MENOS NEFASTO para o doente, mas mais caro para o Estado...

Para cuidar da saúde dos CONTRIBUINTES o GOVERNO PORTUGUÊS não tem dinheiro, mas para: SUBMARINOS, ESTÁDIOS DE FUTEBOL, PARCERIAS PÚBLICO.PRIVADAS, FUNDAÇÕES FICTÍCIAS, entre outros, aí sim HÁ DINHEIRO!!! Pois é...

E ainda há mais... Os médicos têm o TEMPO CONTADO, ou seja; têm que cumprir um TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO por consulta para atenderem os doentes, pois cada médico tem que chegar ao final do dia com "X" doentes atendidos, "X" consultas efectuadas, NÃO IMPORTANDO COM QUE QUALIDADE... Já começa a ser muito vulgar entrarmos no gabinete médico de um Centro de Saúde e ouvir-mos o nosso médico de família a dizer logo: "olhe tenho X minutos para a(o) atender..."

Este é o SNS - Serviço Nacional de Saúde que em nome da situação económica actual, o GOVERNO PORTUGUÊS fabricou para os portugueses... Hoje a palavra "CRISE" está a servir para tornar o maior exemplo de DESRESPEITO pelos DIREITOS HUMANOS em algo aceitável e absolutamente necessário e é aqui que começa o PERIGO.... 


PENSEMOS NISSO! 

Sem comentários:

Enviar um comentário