Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de partilha de informação! :-)

Comente e dê sugestões! :)

quarta-feira, 13 de março de 2013

O Discurso Proibido de Hugo Chávez na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-15) em Compenhaga (Legendado PT)





"Um dos maiores fiascos da história dos grandes eventos da ONU foi a Conferência sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-15, realizada em Copenhagen. 15 anos após a definição do Protocolo de Kyoto, que estabeleceria normais mundiais para a redução das emissões de gases contaminantes, a Conferência chegou ao fim sem nenhuma única resolução concreta, em meio a um grande embate diplomático e grandes manifestações de rua. No Brasil, a grande mídia deu um grande destaque ao discurso do então presidente Lula, como tendo sido o mais importante da Conferência. A mídia alternativa de esquerda, por sua vez, deu grande repercussão ao discurso do presidente da Bolívia Evo Morales. No entanto, ambos os discursos não chegam aos pés do que foi realmente o grande discurso da Conferência. Em seu pronunciamento (totalmente abafado pela grande mídia e ignorado pela esquerda brasileira), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez um dos discursos ambientalistas mais contundentes da história das Nações Unidas, citando, dentre outros, o pensador brasileiro Leonardo Boff e alguns dos lemas que se gritavam nas ruas. Não deixe de assistir este momento histórico, pela primeira vez legendado e traduzido em português, e ajude a divulgá-lo para que o Brasil, e sobretudo seus ambientalistas, possam conhecer."

Vídeo publicado em 03 de Dez de 2012, editado e legendado por "Ocupa a Rede Globo".


Ocupa a Rede Globo

Facebook: https://www.facebook.com/ocupa.a.rede.globo



Tomei a liberdade de transcrever algumas partes deste discurso de Hugo Chávez, que considero realmente importantes...


"NÃO HÁ DEMOCRACIA no mundo."

"Não mudemos o clima, mudemos o sistema! E em consequência, começaremos a salvar o planeta!"

"O CAPITALISMO, o modelo de desenvolvimento destrutivo está acabando com a vida e ameaça acabar definitivamente com a espécie humana!"

"Eu creio que é verdade. Se o clima fosse um banco capitalista, dos grandes... já o teriam salvo os Governos ricos."

"O objectivo cientificamente sustentado de reduzir as emissões de gases contaminantes e alcançar um convénio de cooperação a largo prazo... Às claras, hoje e neste momento, parece QUE FRACASSOU! Mas... Qual é a razão? Não temos dúvidas! A razão é a ATITUDE IRRESPONSÁVEL e a FALTA DE VONTADE POLÍTICA das nações MAIS PODEROSAS do planeta."

"A mudança climática não é o único problema que afecta hoje a humanidade... Outro flagelo e injustiça nos afectam - O ABISMO QUE SEPARA OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES NÃO PAROU DE CRESCER!"

"Agora, a causa... Qual é a causa? Falemos da causa, não fujamos da responsabilidade. Não evitemos a profundidade do problema. A causa, sem dúvida (volto ao tema) de todo este panorama desastroso, é o sistema metabólico do capital e seu "modelo encarnado" - O CAPITALISMO!"

"Mas, sabemos que os mais fortes sobrevivem sobre as CINZAS dos mais fracos!"

"Façamos um esforço e pressionemos, aqui e nas ruas, para que daqui saia um COMPROMISSO, daqui saia um DOCUMENTO, que comprometa os países mais poderosos da Terra!"

"Se a natureza destrutiva do capitalismo se opor, lutemos contra ela e façamos que nos obedeça! Não esperemos de braços cruzados a morte da humanidade. A história nos chama à união e à luta! Se o capitalismo resiste, nós somos obrigados à batalha contra o capitalismo e abrir o caminho para a salvação da espécie humana!"

"Sejamos capazes de fazer desta Terra, não o cemitério da humanidade, mas sim, façamos desta Terra um céu, de vida, paz e irmandade para toda a humanidade, para a espécie humana!"



Eu não postei este vídeo motivada por qualquer ideologia política, mas sim, porque achei que Hugo Chávez, fez um discurso, como diz povo... "sem papas na língua", trazendo muitas verdades à "superfície", identificando o verdadeiro inimigo do PLANETA e da HUMANIDADE e desafiando corajosamente os outros líderes políticos para encontrarem em conjunto soluções e assumirem compromissos na construção de uma verdadeira mudança. Senti nas palavras dele aquilo que é fundamental para a construção de qualquer mudança - a VONTADE!


Sem comentários:

Enviar um comentário